Destino Internacional

Villages Nature Paris – o novo complexo de ecoturismo da Euro Disney

Villages Nature Paris
Foto: Villages Nature Paris
Escrito por Ana Duék

A apenas 32 km de Paris (10 minutos de trem do aeroporto Charles de Gaulle) e a 6 km da Disneyland® Paris, a Euro Disney S.C.A. em parceria com a Pierre & Vacances-Center Parks acabam de lançar seu primeiro resort de ecoturismo – a Villages Nature Paris, uma proposta totalmente inovadora que envolve a já conhecida experiência de diversão e sonho da Disney somada aos mais atuais conceitos de sustentabilidade.

Com 120 hectares e 5 áreas temáticas diferentes, a Villages Nature Paris inaugurou no início de outubro com 688 apartamentos e chalés e se propõe a receber visitantes ao longo de todo o ano. Os 5 universos incluem a Aqualagon, os Jardins Extraordinários, a Floresta de Lendas, a Fazenda Belle Vie, o Passeio Lakeside e os Jardins Suspensos.

Villages Nature Paris

Foto: Villages Nature Paris

Na Aqualagon, uma lagoa de 2,500m² é aquecida com água a 30 graus C o ano inteiro e aberta para banho. Ali está também um dos maiores parques aquáticos indoor da Europa. A Fazenda BelleVie, idealizada pelo arquiteto Lionel de Segonzac, tem 2,6 hectares e oferece às crianças um sabor autêntico da vida agrícola, com vacas, pôneis, cabras, animais de quintal e oficinas educacionais temáticas.

O design dos chalés e apartamentos, supervisionado por Jean de Gastines, foi todo inspirado na idéia de harmonizar os edifícios com a vegetação circundante. São três tipos de apartamentos: VIP Cocoon, Country Premium e Clan Comfort. Os Jardins Extraordinários, com jardins contemplativos, ocupam mais de 2 hectares e celebram os quatro elementos: Terra, Fogo, Ar e Água. A Floresta de Lendas é uma grande área arborizada onde crianças de 2 a 12 anos podem brincar e explorar a natureza.

Todo o resort foi planejado com um sério compromisso com a sustentabilidade. Por exemplo, a fonte de energia e aquecimento de água do complexo turístico é energia geotermal, que produz zero gases de efeito estufa. O projeto de sustentabilidade da Villages Nature Paris foi desenvolvido a metodologia One Planet Methodology desenvolvida pela Bioregional. Neste artigo para o HuffPost, David Randle conta detalhadamente como a Villages Nature responde e resolve cada questão ambiental. “Ao combinar inovação e sustentabilidade, ajudamos a escrever uma nova página no turismo do futuro”, anunciou Catherine Powell, presidente do Euro Disney group.

O planejamento do resort é guiado pelos dez valores listados no quadro abaixo:

Villages Nature Paris.

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.