Mercado

Fórum Interamericano de Turismo Sustentável em debate na Adventure Sports Fair

Turismo Sustentável
Foto: Alexandre Cappi

Entre 27 e 29 de outubro, São Paulo recebe a 18ª edição da Adventure Sports Fair, que traz os últimos lançamentos em vestuário técnico, calçados e equipamentos para a prática de esportes e viagens de aventura, ecoturismo e expedições. Estas e outras novidades farão parte da principal feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontece no São Paulo Expo.

Dentro da programação da Adventure Sports Fair, no dia 28 de outubro, das 10h às 18h30, acontece o 13º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), já consagrado como o maior evento de Turismo Sustentável do Brasil, que discute os mais importantes temas da sustentabilidade no setor. O fórum é conduzido em parceria com a SOS Mata Atlântica e terá as participações de entidades como o SEBRAE Nacional, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a Global Ecotourism Network, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do Ministério do Turismo. “A data faz da ocasião um encontro ainda mais especial, já que em 2017 celebra-se o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma Marcelo Marino, Diretor de Núcleo Fagga | GL events Exhibitions, organizadora da Adventure Sports Fair.

Adventure Sports Fair

Programação da manhã

A partir das 10h acontece a composição de uma linha do tempo com os principais marcos da Sustentabilidade do Turismo no país. A retrospectiva conta com a participação de especialistas envolvidos no assunto desde o ano 2001, como Mario Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica, Alexandre Garrido, coordenador do grupo de trabalho de Turismo Sustentável ABNT/ISO, e Paula Arantes, responsável pela curadoria do FITS.

Em seguida, às 10h20, eu, Ana Duék, apresento um panorama dos principais temas que têm sido discutidos em eventos globais no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, como o Sustainable and Social Tourism Summit, que aconteceu em maio em Cancún, no México, e a Global Sustainable Tourism Conference 2017, em Aysén, no Chile.

Entre 10h40 e 12h30, uma roda de diálogo promove um debate a partir das questões: “O que já avançamos rumo à sustentabilidade no turismo brasileiro?”, e “O que ainda é urgente fazer para melhorar?”, com participação de representantes do Ministério do Turismo, da Braztoa, WWF Brasil, SENAC, SEBRAE Nacional, entre outros.

Programação da tarde

No período da tarde, a Fundação SOS Mata Atlântica modera um encontro de gestores de áreas protegidas públicas e privadas, ambientalistas, operadores, além de representantes da sociedade civil interessados no uso público e na visitação de unidades de conservação e usuários. O debate será conduzido por Erika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas da entidade.

Às 14h, Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, faz a abertura do painel seguido da apresentação da bem sucedida experiência argentina na criação de um Master Plan de desenvolvimento de destino regional, o El Impenetrable, na província de Chaco. Das 14h40 às 16h20 exemplos de como a sociedade tem contribuído para ampliar as visitações em parques é o tema de uma conversa com participantes como representantes da Confederação Brasileira de Montanhismo e Rede Nacional Pró Unidades de Conservação. A curadora do FITS, Paula Arantes, aproveita a oportunidade para relatar a experiência do Turismo em terras indígenas, nas Serras Guerreiras de Tapuruquara.

Das 16h20 às 18h10 avanços e oportunidades de negócios relacionadas ao turismo nas Unidades de Conservação são comentados por convidados especiais como o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinsky, e Kelen Leite, chefe do REVIS (Refúgio de Vida Silvestre) Alcatrazes e da Estação Ecológica (ESEC) Tupinambás. O Fórum conta ainda com outra participação internacional, a da Diretora de Uso Público do Parque Nacional de Galápagos, Veronica Santamaria, que vem contar como o modelo de turismo desenvolvido em Galápagos pode inspirar a visitação no Arquipélago de Alcatrazes.

Mais detalhes e a programação completa estão disponíveis no site da http://www.adventurefair.com.br/pagina/fits

Desde sua primeira edição, em 2004, o FITS conta com um público qualificado que já chegou à marca de 2 mil participantes com forte envolvimento de profissionais do setor.

SERVIÇO
13º FITS – Fórum Interamericano de Turismo Sustentável
Quando: 28 de outubro | feira de 27 a 29 de outubro
Horário: das 10h às 18h30
FITS – entrada gratuita – cadastre-se em: http://www.adventurefair.com.br/pagina/fits
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – SP

Adventure Sports Fair
Quando: de 27 a 29 de outubro de 2017
Horário: das 12h às 20h (sexta-feira); das 10h às 20h (sábado) e das 10h às 19h (domingo)
Ingressos: 3º lote: 30/09 até 26/10 – 30,00 |  4º lote: 27, 28 e 29/10 (local do evento) – 35,00
Venda online: www.adventurefair.com.br/ingressos

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.