Mercado

Turismo responsável e bem-estar animal em destaque na WTM Latin America

Foto: Viajar Verde

Com uma programação mais robusta do que no ano passado, as palestras de turismo responsável deste ano da WTM Latin America ocuparam os três dias de evento (4, 5 e 6 de abril), trazendo exemplos bem-sucedidos na América Latina, dicutindo atrações que envolvem interação com animais e falando ainda sobre o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Os painéis foram moderados por Gustavo Pinto, diretor da Inverted America Journeys, que representou o Dr Harold Goodwin, consultor do programa de Turismo Responsável da World Travel Market.

A diretora de Comunicação da Organização Mundial do Turismo, Sandra Carvão, apresentou a proposta da OMT para o Ano do Turismo Sustentável e convidou todos a participar, compartilhando eventos e cases no site http://www.tourism4development2017.org/. O diretor de Sustentabilidade da Braztoa, Frederico Levy, o CEO do Refúgio Ecológico Caiman, Roberto Klabin, e a gerente geral da Tren Ecuador, Ana García Pando, apresentaram algumas das práticas bem sucedidas em turismo responsável na América Latina.

No último dia de evento, um painel debateu um tema cada vez mais recorrente no turismo: as atrações que envolvem animais e o bem-estar deles. Roberto Vieto, gerente na Proteção Animal Mundial (WAP), lembrou que 40% das atividades turísticas no mundo têm relação com animais. “Precisamos nos informar sobre como cada lugar trata dos animais antes de participar ou apoiar aquele atrativo”, destacou Roberto. O gerente lembrou ainda a conquista da campanha ‘Silvestres. Não entretenimento’ da WAP, que após avaliar que 75% dos locais exibidos pelo TripAdvisor envolviam crueldade com animais, conseguiu o envolvimento da empresa para não mais vender ingressos para esses atrativos.

José Henrique Becker, coordenador técnico do Projeto Tamar em Ubatuba e Pedro Nassar, coordenador do Programa de Turismo de Base Comunitária no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, encerraram o painel apresentando duas iniciativas de sucesso e responsáveis no Brasil que souberam aliar pesquisa com animais, visitação turística e envolvimento das comunidades locais.

 

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.