Mercado

Turismo: o crescimento não é o inimigo, é como o gerenciamos

turismo
Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo | Foto: UNWTO
Escrito por Ana Duék

Protestos das comunidades sobre o turismo são um alerta para o setor

Mais de 60 ministros do turismo e líderes do setor privado reuniram-se no dia 7 de novembro durante o World Travel Market Londres para a Cúpula dos Ministros da OMT / WTM (UNWTO / WTM Ministers’ Summitsobre “overtourism” (palavra inglesa para o excesso de turismo mal gerido que vem importunando comunidades locais). Moderado por Max Foster, da CNN International, a Cúpula concluiu sobre a necessidade de o setor de turismo se envolver mais e melhor com as comunidades locais.

O engajamento da comunidade, a comunicação, o gerenciamento de congestionamentos, o planejamento adequado e a diversificação de produtos foram destacados como aspectos chave no tratamento do excesso de turismo.

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, disse ao abrir o evento: “o crescimento não é o inimigo; números não são o inimigo; a chave é gerenciar o crescimento sustentavelmente, responsavelmente e de maneira inteligente e usar o poder do crescimento para nossa vantagem”.

“Não podemos continuar a construir hotéis cinco estrelas em comunidades três estrelas. Empregos e caridade não são suficientes – nós precisamos diversificar as atividades dos visitantes, reduzir a sazonalidade e chamar a atenção para destinos menos movimentados”, acrescentou.

Os participantes concordaram sobre a necessidade de criar conscientização entre as comunidades sobre os benefícios do setor, desenvolver o uso de big data para medir e gerir o impacto dos turistas e fluxo de turistas, e promover o desenvolvimento de experiências que envolvam e beneficiem as comunidades diretamente.

A emergência de novas plataformas de serviços de turismo, ou a chamada economia compartilhada, também foi discutida com os participantes reconhecendo que elas vão continuar se expandindo e precisam ser entendidas e gerenciadas pelos destinos caso-a-caso.

Veja mais: Organização Mundial do Turismo lança campanha Travel. Enjoy. Respect

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.