Mercado

Território Mantiqueira recebe o Abeta Summit 2017

Foto: Marden Couto

A Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA aproveitou a World Travel Market Latin America, que aconteceu em São Paulo nesta semana, para fazer o lançament0 oficial do Abeta Summit 2017 – o encontro anual que reúne profissionais do setor do Brasil e América Latina para debater as últimas tendências e estratégias de promoção e consolidação do mercado de ecoturismo e turismo de aventura. Na quarta-feira, 5 de abril, a diretoria da ABETA, prefeitos e representantes de cidades da Mantiqueira, associados, amigos e parceiros fizeram um brinde para anunciar o Território Mantiqueira como o destino anfitrião do Abeta Summit 2017, que acontece de 30 de setembro a 4 de outubro. Paralelamente, acontecem ainda o 5º Simpósio Brasileiro de Pesca com Mosca e o 2º Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Foto: Ana Duék

O encontro de ecoturismo terá a estância climática de Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, como cidade sede, mas vai envolver diversas cidades da região, que se estende também pelos estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com enorme potencial para o turismo de aventura e o ecoturismo, a Serra da Mantiqueira possui uma das mais importantes cadeias de montanhas sul-americanas e foi eleita em 2014 como a 8a Área Protegida Insubstituível da Terra, pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Nos moldes dos anos anteriores, o Abeta Summit 2017 vai trazer palestras inspiradoras, debates de ideias e tendências, grupos de trabalhos, encontros de negócios, cursos de capacitação profissional, atividades ao ar livre para adultos e crianças e programação cultural e social com a inclusão da comunidade local. Atividades de envolvimento com as comunidades têm sido novo foco dos summits da ABETA com o objetivo de intensificar a troca de experiências e fazer com que os moradores também entendam a importância do ecoturismo para o local. Durante o Abeta Summit 2016, em Três Coroas, RS, a comunidade participou com entusiasmo de uma tarde de música, gastronomia e atividades de aventura para crianças ao ar livre.

Veja o que rolou no Abeta Summit 2016

Durante o lançamento do Abeta Summit 2017, a Associação também apresentou sua nova presidente, Teriana Selbach, que assumiu junto com a nova diretoria o mandato até 2019. “É uma honra fazer parte da presidência da ABETA! O grande objetivo é o sonho que a gente tem, de transformar o turismo de aventura e a cultura da vida ao ar livre em atividades econômicas sustentáveis, socialmente justas e ambientalmente viáveis”, declarou Teriana durante a assembleia que definiu a posse da nova diretoria. “Queremos contribuir ainda mais para o crescimento do nosso segmento e melhorar o posicionamento turístico do Brasil no mundo, investindo na qualificação dos nossos empreendedores. Tudo, é claro, com o objetivo maior que é oferecer um produto de qualidade ao público final”.

As pré-inscrições para o Abeta Summit 2017 já estão abertas no site: http://abetasummit.com.br/

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.

  • Rosana Bufolin

    Bem vindos….Santo Antônio do Pinhal tem muito para enriquecer e promover novas idéias