Mercado

Cancún é sede do Sustainable and Social Tourism Summit em maio

Sustainable and Social Tourism Summit
Foto: Cancún Travel

Na próxima semana, entre 4 e 6 de maio, a cidade de Cancún, no México, será a sede do Sustainable and Social Tourism Summit (Cúpula de Turismo Sustentável e Social), evento enquadrado na declaração da Organização Mundial do Turismo de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O Sustainable and Social Tourism Summit tem como objetivo ser um espaço de encontro e referência no mundo para a divulgação, atualização e intercâmbio de conhecimento sobre os temas de sustentabilidade, solidariedade e responsabilidade social no setor de turismo.

Organizado pela empresa Sustentur, o Summit conta com o apoio da Secretaria de Turismo do México (Sectur), o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), a Secretaria de Turismo de Quintana Roo (Sedetur), o Escritório de Visitantes e Convenções de Cancún (OVC), assim como as organizações EarthCheck e a Organização Internacional de Turismo Social.

“Em sua primeira edição, o Sustainable and Social Tourism Summit terá como eixo central o tema da Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos, devido à necessidade cada vez maior de unir esforços não só em nível empresarial o social, mas também com uma visão conjunta para resolver os grandes desafios do turismo do século XXI”, explicou Vicente Ferreyra Acosta, diretor da Sustentur e organizador do evento.

A secretária de Turismo do estado de Quintana Roo, Marisol Vanegas Pérez, garantiu que a cúpula vai contribuir para a consolidação da nova política de turismo no estado, que nusca diversificar a oferta e distribuir melhor os benefícios do turismo regionalmente, mediante o ordenamento e a preservação dos ecossistemas.

Sustainable and Social Tourism SummitO Summit apresentará keynotes, painéis, exposição e espaços para compartilhar experiências. Igualmente, o evento vai organizar tours para conhecer projetos turísticos e empresariais exitosos, com um enfoque de intercâmbio de conhecimentos.

“Este ano o Summit faz uma parceria com a Expo Turismo Sustentable, que comemora sua oitava edição. Por isso, convidamos empresas, prestadores de serviço, organizações e outras iniciativas a participarem do evento, que contará com um amplo salão de exposições para promover produtos e serviços que oferecem soluções sustentáveis ao setor turístico”, acrescentou Vicente Ferreyra.

Para enriquecer a análise e o debate sobre os desafios e oportunidades na construção de um turismo sustentável, o Sustainable & Social Tourism Summit vai reunir especialistas com uma visão global da sustentabilidade. Entre os palestrantres, estão confirmados nomes como Céline Cousteau, exploradora e documentarista; Susanne Becken, diretora do Griffith Institute for Tourism; Ernest Cañada, coordenador da Alba Sud. España; Stewart Moore, CEO da EarthCheck; e Verónica Gómez, diretora para as Américas da Organização Internacional de Turismo Social (OITS).

O evento contará com uma série de diretrizes para diminuir seus impactos ambientais e sociais: o volume de impressões será reduzido, haverá espaços para a promoção de produtos artesanais locias e será medida a pegada de carbono do evento para compensar suas emissões, tornando-o um evento neutro.

Mais informações sobre o programa e evento em www.sstourismsummit.org

Com informações de Sustentur

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.