Mercado

Socorro e Brotas recebem Congresso de Ecoturismo e Turismo de Aventura

As cidades de Brotas e Socorro, no interior de São Paulo, foram sede do Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado pela ABETA de 27 a 30 de setembro. Mais de 130 profissionais do setor estiveram reunidos para debater novidades, perspectivas, oportunidades e conhecer novos caminhos para o segmento que, segundo o presidente da ABETA, Evandro Schütz, “é a cara do nosso país”. Com o tema “A Mudança como Rotina”, o 12o encontro brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura promoveu debates, palestras, visitas técnicas, oficinas de capacitação, atividades ao ar livre e relacionamento profissional, aproveitando o cenário estratégico das cidades consideradas capitais do turismo de aventura no Brasil.

A CEO da Braztoa fala sobre mudança

A CEO da Braztoa fala sobre mudanças

Tratando do tema proposto, o vice-presidente da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, Luiz Del Vigna, lembrou que o país já é reconhecido como referência no turismo de aventura, mas precisamos pensar em como será daqui para frente. “Quais são nossos desafios? Nós buscamos ideias que façam o Brasil se tornar o número um no segmento”, afirmou. No mesmo painel, “Estratégias para o Turismo de Natureza. Um Olhar para Além do Horizonte”, o presidente Evandro Schütz apostou: “As grandes transformações da economia e da sociedade acontecem logo depois dos momentos de crise. O que nós vamos fazer? Agora estamos no momento da semente e da oportunidade”. Foi legitimado pelo coordenador geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Rafael Felismino, que destacou também a importância da participação ativa da iniciativa privada na gestão do turismo.

A capacidade de adaptação às mudanças e a importância das cooperações e associativismo foram destaques também nas palavras da CEO da Braztoa, Mônica Samia, do empresário e fundador do Instituto Trilhas e Cultura, Roberto Koeppel, do presidente da CLIA ABREMAR – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, e do presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando. Diante dos novos perfis de clientes, a CEO da Braztoa definiu: “Precisamos reorganizar nosso trabalho, nossos processos, nossos produtos e serviços. A inovação só faz sentido se ela corrobora para o desenvolvimento do negócio”.

Sustentabilidade em pauta

No primeiro dia de evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o premiado hotel Parque dos Sonhos, em Socorro, reconhecido por suas conquistas e iniciativas pioneiras em acessibilidade e sustentabilidade. O prefeito da Estância de Socorro e presidente da Aprecesp, André Bozola, abriu o encontro destacando que o ecoturismo no Brasil inteiro pode ter uma função sustentável. Em seguida, José Fernandes Franco, proprietário dos hotéis fazenda Parque dos Sonhos e Campo dos Sonhos, contou a história do desenvolvimento dos hotéis, desvendando oportunidades para os empresários do setor.

DSC06227

D’Arcy Dornan, representante do GSTC

O Congresso contou ainda com a palestra de D’Arcy Dornan, representante no Brasil do GSTC – Global Sustainable Tourism Council e do TIES – The International Ecotourism Society, que destacou a importância da gestão sustentável dos negócios, apresentando o trabalho de certificação das entidades pelo mundo.

O Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura teve realização da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com patrocínio do SEBRAE, e apoio da FBHA, ABROTUR, APRECESP, das Secretarias do Turismo de Brotas/SP, de Socorro/SP e de Três Coroas/RS.

A ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) tem como principais objetivos representar, qualificar e promover seus associados, por meio de ações e parcerias. A entidade é responsável pelo programa Aventura Segura, referência mundial no mercado da vida ao ar livre. Atuando desde 2004 pelo segmento, a Abeta conta hoje com mais de 140 empresas com sedes em 22 estados do Brasil.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?