Destino Internacional

Seis lugares no Reino Unido para aprender sobre sustentabilidade se divertindo

Se você está planejando passar as próximas férias no Reino Unido, prepare-se para muito mais do que histórias e joias da coroa, cervejas e whiskies, museus, compras e rock. Sempre engajados quando o assunto é desenvolvimento sustentável, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também abrigam incríveis centros, parques e jardins, onde, além de encontrar diversão para a família inteira, é possível aprender sobre ecologia, biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, permacultura, compostagem e outras criativas boas práticas para nosso presente e futuro.

Confira seis lugares que valem à pena entrar no roteiro:

1. Eden Project – Cornwall, Inglaterra

A maior floresta tropical coberta do mundo, um bioma mediterrâneo com mais de mil variedades de plantas e um jardim sensorial são apenas alguns dos atrativos deste parque pioneiro na valorização da natureza. Criado para ser um grande teatro que retrata a importância da relação entre plantas e o ser humano, o Eden Project, fundado em 2001, acabou transformando-se em um parque de descobertas, aprendizagem, encantos e conscientização. Famoso pelos grandes domos geodésicos, os maiores do mundo, que abrigam plantas de diversas partes do planeta, o Eden já atraiu mais de 13 milhões de visitantes e transformou a economia da região de Cornwall, até então pouco visitada pelos turistas.

Além da variedade de plantas e instalações que falam sobre aquecimento global, mudanças climáticas ou gestão da água, o parque oferece cursos para todas as idades. Eles vão desde cursos rápidos em sustentabilidade, jardinagem e “como construir uma casa de insetos”, até cursos de graduação e mestrado. Nos restaurantes, tudo produzido com ingredientes fresquinhos, há comida para veganos, vegetarianos e pessoas em dieta de restrição de açúcares. O Eden também é palco de incríveis concertos de verão. Vale à pena reservar ao menos um dia inteiro para conhecer este incrível parque.

Foto: Timothy Soar_CAT

Centre for Alternative Technology, em Gales

2. Centre for Alternative Technology – Machynlleth, Powys, País de Gales

Incentivar as pessoas a viverem uma vida mais sustentável é um dos grandes objetivos deste centro de visitação e educação localizado próximo à cidade de Machynlleth, na região central do País de Gales. O centro reúne exibições e instalações que abordam os mais diversos aspectos sobre sustentabilidade, incluindo construções ambientalmente responsáveis, conservação de energia e energias renováveis, agricultura biológica e compostagem e alternativas de vida sustentável. Em mais de 28 mil m2 de jardins e área verde, o CAT também tem um playground especial para crianças e oferece cursos rápidos sobre os mais diversos temas em sustentabilidade.

3. Aigas Field Centre – Beauly, Inverness-Shire, Escócia

Que tal passar uma semana nas Terras Altas da Escócia só em contato com a natureza? Este centro, fundado pelo ecologista Sir Frank Fraser Darlin em 1977, fica situado na charmosa região de Inverness, em uma região com fauna e flora exuberantes, e oferece vários programas de férias baseados na natureza. Os visitantes podem passar um dia apenas no local ou então escolher um dos programas, que têm temáticas diferentes. Há roteiros para fotografia, estudo de botânica, história e arqueologia, mamíferos, birdwatching, caminhadas e também para crianças.

Foto: © The Trustees of the Natural History Museum, London

Prédio do Natural History Museum

4. Natural History Museum – Londres, Inglaterra

O imponente e famoso Museu de História Natural de Londres não só abriga as maiores exibições sobre natureza, mas também propõe questionamentos sobre os grandes desafios que o mundo enfrenta hoje. As exposições e instalações interativas trazem sempre novas questões sobre a biodiversidade, as ciências naturais e o planeta Terra. O museu também é palco de diversos cursos rápidos, programas de treinamento, mestrado e doutorado.

5. National Botanic Garden of Wales – Llanarthne, Carmarthenshire, País de Gales

Com uma paisagem surpreendente, o jardim botânico do País de Gales tem mais de dois mil km2 e abriga uma reserva natural, jardins e uma grande estufa central. Desde 2000, quando foi inaugurado, o jardim funciona como uma atração para visitantes e um centro de pesquisa botânica e conservação. Diversos festivais de música, gastronomia, flores e artesanato ocupam o local todos os meses, dividindo espaço com tours guiados que falam sobre conservação da água, cultivo orgânico e construções sustentáveis. Há sempre uma programação divertida e interessante para desvendar!

6. Alnwick Garden – Alnwick, Northumberland, Inglaterra

Com mais de quatro mil plantas, o Alnwick Garden é uma coleção de fascinantes jardins públicos. O Poison Garden traz incríveis espécies venenosas e mortais e um jardim com o maior número de cerejeiras do Reino Unido dá cor ao parque. As crianças podem se divertir na grande casa na árvore, enquanto adultos aprendem sobre jardinagem e cultivo no Roots and Shoots Garden.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?