Destino Brasil

Trilhas dos Potiguaras unem história e natureza no litoral paraibano

No litoral norte da Paraíba, no entorno do município de Baía da Traição, vivem tribos indígenas acolhidas por remanescentes da Mata Atlântica. Esse roteiro foi denominado de Trilhas dos Potiguaras e se estende por 66 quilômetros em várias áreas de preservação ambiental, reunindo as praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho. Hoje, nas Trilhas dos Potiguaras, há 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia dos Potiguaras. No século XVI, a paisagem foi palco de batalhas entre nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses.

Esse roteiro turístico foi lançado pelo governo paraibano com o objetivo de valorizar a cultura indígena e incentivar a economia da região. Para estruturar as Trilhas dos Potiguaras, o governo do estado investiu na melhoria dos acessos que ligam os vários atrativos do roteiro. Além disso, por meio de parceria com o Sebrae, foram capacitados empresários, guias de turismo e a comunidade local.

Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro

As Trilhas dos Potiguaras também farão parte do novo Mapa do Turismo a ser lançado neste semestre pelo Ministério do Turismo (MTur). O Mapa do Turismo define as regiões brasileiras aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação. Essas regiões são definidas pelas secretarias estaduais de turismo. Segundo o MTur, “o Mapa do Turismo Brasileiro é apenas um instrumento que orienta a gestão territorial”.

Desde a fundação do Ministério do Turismo, em 2003, já foram repassados R$ 412 milhões ao estado da Paraíba para investimento no turismo. Hoje, o estado possui 11 regiões turísticas e 137 municípios no Mapa do Turismo. Essa quantidade deverá ser alterada após o lançamento do novo Mapa, cuja última versão foi lançada em dezembro de 2013, contando com um total de 3.345 municípios divididos em 303 regiões turísticas.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Lívia Priscilla

Jornalista e turismóloga cearense. Amante de viagens. Para mim, viajar é conhecer e reconhecer pessoas e lugares, criando e recriando olhares sobre o mundo.