Viajante Radical

Guarda do Embaú: a primeira Reserva Mundial do Surf no Brasil

Foto: Pousada Raizes da Guarda

A praia catarinense de Guarda do Embaú acaba de ser reconhecida como Reserva Mundial do Surf (World Surfing Reserve) pela Save The Waves Coalition. Com o título, oficializado nessa sexta-feira 20 de janeiro, a Guarda passa a fazer parte de um grupo seleto de nove praias reconhecidas mundialmente pelas características ambientais únicas e pela qualidade de suas ondas: Malibu e Santa Cruz na Califórnia, Manly Beach e Gold Coast na Austrália, Ericeira em Portugal, Huanchaco no Peru, Bahia de Todos os Santos no México, e Punta de Lobos no Chile.

A Guarda do Embaú é um vilarejo do município de Palhoça, a 50 km de Florianópolis, inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro entre um costão que avança mar adentro e uma ponta de areia das dunas recortada pelo Rio da Madre. Isto faz com que ondas de excelente qualidade quebrem na boca do rio e em sua orla, atraindo surfistas do país e do mundo.

Veja: Nove hospedagens sustentáveis de surf pelo mundo

O comitê gestor escolheu o dia 20 de janeiro para celebrar o reconhecimento, já que é a data em que morreu, há dois anos, o surfista profissional e ídolo local, Ricardo dos Santos.

O programa de Reservas Mundiais do Surf,  lançado em 2009 pela Save the Waves Coalition em parceria com a National Surfing Reserves Australia e a International Surfing Association, tem como objetivo implantar um programa contínuo de preservação do ecossistema e da cultura local das praias com ondas de classe mundial como a Guarda do Embaú. A conquista do título de Reserva Mundial do Surf fortalece o movimento da comunidade local e visitantes para a preservação da Guarda.

Com informações da UFSC e Save the Waves Coalition

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.