Mercado

6 prêmios de turismo sustentável com inscrições abertas

prêmios de turismo sustentável
Foto: Jason Briscoe

No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, vários prêmios de turismo sustentável pelo mundo estão com inscrições abertas. Em seis deles, empresas, projetos, destinos e organizações brasileiras podem participar. Confira quais são eles:

O Prêmio Braztoa é o principal prêmio do turismo no Brasil. Seleciona os grandes destaques em boas práticas de iniciativas que valorizam a sustentabilidade no turismo. Este ano, o Prêmio traz a nova subcategoria de ‘Resorts’, que vai destacar o melhor resort, dentro da categoria de ‘Meios de Hospedagem’. As outras categorias incluem: Associados Braztoa; Agências de Viagem; Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores. O Prêmio Braztoa faz parte do Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, que propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

A organização Green Destinations, em parceria com 20 organizações internacionais de turismo sustentável, seleciona os 100 destinos mais “verdes” e sustentáveis do mundo. O objetivo da competição é destacar histórias de sucesso em gestão de destinos e compartilhar boas práticas entre os destinos. Os Top 100 deste ano serão revelados durante o Global Green Destinations Day, dias 28 e 29 de setembro, no GreenFest Caiscais, em Portugal.

O edição especial deste ano do maior entre os prêmios de turismo sustentável do mundo será dividida em novas categorias, seguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Quatro das categorias são destinadas apenas as empresas e organizações que já ganharam prêmios prata ou ouro em um dos WTM Responsible Tourism Awards conduzidos no mundo (Inglaterra/global; África; Índia ou Irlanda). A quinta categoria é dedicada a novos candidatos.

Este prêmio é oferecido pela organização Fondo Verde em parceria com a Iniciativa Latinoamericana del Paisaje (LALI) destaca iniciativas de turismo comunitário rural e alojamentos de turismo rural em toda a América Latina. Tem o objetivo de estimular e reconhecer iniciativas de turismo que sigam os princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e comércio justo, e que valorizem a paisagem e o patrimônio cultural da América Latina.

Desde 2003, o prêmio da OMT – Organização Mundial do Turismo reconhece lideranças, inovações e boas práticas em quatro categorias: Políticas Públicas e Governança; Pesquisa e Tecnologia; Empresas e ONGs. Para se inscrever é preciso ser signatário do Compromisso do Setor Privado com o Código Global de Ética para o Turismo da OMT.

Em sua 16a edição, o prêmio da Skal International premia iniciativas de sustentabilidade em 8 diferentes categorias: operadoras de turismo; acomodação urbana; acomodação rural; transporte; campo e vida selvagem; náutico; projetos comunitários e de governo; grandes atrações turísticas; instituições educativas, programas e mídia; destinos turísticos.

Veja mais: 10 prêmios de turismo sustentável pelo mundo

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?