Viajante Natural

Trilhas, aventuras e praias de São Sebastião

Foto: Celso Moraes
O charme das praias de Cambury e Camburyzinho, separadas por uma pequena península

O mar é um elemento de fascínio e beleza. Muitas pessoas, quando têm um momento de folga, decidem ir para perto do mar. Quando uma cidade junta o mar com sua formosura e atividades de ecoturismo em cachoeiras e trilhas, torna-se um paraíso tanto para esportes, quanto para descanso.

O município de São Sebastião, localizado a 206 km de São Paulo, é desses paraísos que engloba diversos interesses. A cidade oferece mais de 30 praias para você escolher. As praias de São Sebastião são bairros, que vão desde Boracéia até o Canto do Mar. Todas possuem seus encantos.

As praias de Cambury e Camburyzinho são divididas por uma pequena península e reúnem os melhores restaurantes de São Sebastião. Outras praias são verdadeiros recantos, paraísos de areia clara e mar calmo, porém sem infraestrutura turística. Fazem parte desse time as praias de Guaecá, Engenho, Preta da Costa Sul, Calhetas, Praia Brava do Guaecá e Pitangueiras. A praia de Maresias é uma das mais badaladas do Brasil, famosa por suas ondas, recebendo no mês de novembro a nata do surf mundial no Circuito SP Open de Surf – Qualifying Series.

Foto: Celso Moraes

Maresias, a praia mais badalada, convida também para o surf

As ilhas são outro encanto para explorar o mar da região. Os visitantes podem contratar serviços de pescadores para que os levem às ilhas mais próximas com suas voadoras, nas Praias de Barra do Sahy, Cambury, Juquehy e Boiçucanga. Para quem gosta de mais conforto é possível alugar um barco e iates em Barra do Una ou Boiçucanga.

A Ilha das Couves, a Ilha dos Gatos, a Ilha Montão do Trigo e as Ilhas de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno são atrativos exuberantes, locais excelentes para mergulhadores. Na Ilha Montão do Trigo, uma comunidade caiçara de cerca de 50 pessoas está acostumada a receber os viajantes. Para a Ilha dos Gatos, Ilha das Couves e a Ilha Montão do Trigo é necessária autorização para o acesso. Nestes lugares, é sempre bom ir com algum prestador de serviço local para garantir sua segurança e facilitar a entrada.

Além das praias de São Sebastião

Uma boa pedida para os visitantes que querem curtir a água doce é navegar o Rio Una, na Praia de Barra do Una, que está localizado em meio à Mata Atlântica. Este passeio é possível com caiaque e embarcações pequenas. Outra atividade interessante é navegar na área de preservação ambiental APA Baleia-Sahy. O local tem fauna e flora sensacionais. Para realizar a visita é necessário fazer um agendamento prévio com os barqueiros, que também são os guardiões do local.

Para pessoas que apreciam atividades em terra podem aproveitar as trilhas em mata virgem. É sempre recomendada a contratação de agências e guias especializados, para que seu passeio seja seguro e completo. Dentre as trilhas mais conhecidas estão a Trilha Ribeirão do Itu, localizada no sertão da Praia de Boiçucanga, com dois níveis de dificuldade. No primeiro nível, da Pedra Lisa, com menor grau de dificuldade, após 25 minutos de caminhada chega-se a uma queda d’água de 40 metros e uma piscina funda de águas claras. O segundo nível é mais difícil e leva em média 90 minutos de caminhada, até alcançar uma queda d’água de 20 metros de altura. A Trilha Água Branca está localizada no sertão da praia de Barra do Una e é percorrida no meio da Mata Atlântica preservada. Tem duração de uma hora e meia e baixa dificuldade. A Observação de Aves é outro grande atrativo de São Sebastião. A região conta com mais de 700 espécies de pássaros bem no meio da Mata Atlântica.

Para os amantes de atividades de aventura e adrenalina, a cidade tem opções como o skate, com quatro pistas profissionais, rapel, voo duplo de Paratrike – combinação do parapente com um trike (veículo motorizado), arvorismo e escalada.

+ Veja mais em:
http://turismo.saosebastiao.sp.gov.br/pt

Foto: Celso Moraes

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Raffaela Soares

Bacharel em Turismo. Uma pessoa pronta para descobrir o mundo, preservar suas belezas e mudar, quando necessário, o que descobrir.