Viajante Responsável

Turistas agora pescam plásticos nos canais de Amsterdam

canais de Amsterdam
Foto: Plastic Whale

Na sua próxima visita a Amsterdam, capital da Holanda, você já pode fazer parte de uma grande causa: ajudar a reduzir o volume de plásticos que poluem as águas do planeta. A novidade é uma iniciativa da empresa social Plastic Whale, que convida moradores locais e turistas a pescar plásticos pelos canais de Amsterdam. Os roteiros podem ser reservados pelo Airbnb

A primeira empresa profissional de pesca de plásticos diz que sua missão é tornar as águas do mundo livres de plástico e crie valor a partir destes resíduos. A Plastic Whale começou há cinco anos com o desafio único de construir um barco feito de lixo plástico. Hoje, ela tem uma frota de barcos feitos de materiais retirados dos canais de Amsterdam.

canais de Amsterdam

Foto: Plastic Whale

Os roteiros levam duas horas e são guiados em inglês. Incluem equipamentos, aperitivo e bebidas e levam você por um delicioso passeio pelos principais canais de Amsterdam. Mas o grande feito será a ajuda que você vai dar na limpeza dos canais. Como incentivo, quem pescar o objeto mais original ganha um prêmio.

O excesso de plástico é um problema crescente em todo o mundo. Parte do problema é que as pessoas percebem o plástico como um produto descartável. A Plastic Whale quer enfrentar este problema, mostrando às pessoas que o plástico não é lixo, mas uma matéria-prima valiosa.

Mais informações: https://plasticwhale.com/

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.

  • Eliane Rio Branco

    Muito interessante.