Viajante Natural Destino Brasil

Onde observar baleias no Brasil – começou a temporada

onde observar baleias no Brasil
Foto: Projeto Baleia Jubarte

Começou oficialmente a temporada de baleias no Brasil, quando elas se aproximam da costa do país para reprodução. Observar o show de saltos desse incrível mamífero é uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos. Entre junho e novembro, Baleias Franca e Baleias Jubarte podem ser observadas em algumas regiões do Brasil, que é considerado um dos 10 melhores países para se avistar os animais.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos costuma atrair 90% das baleias jubarte que chegam ao nosso litoral e é seu grande berço reprodutivo, além de ser o melhor lugar para observar baleias no Brasil. Mas também é possível fazer passeios de avistamento que saem de várias praias da Bahia, como Itacaré, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Barra Grande, Caravelas e Praia do Forte. O site do Instituto Baleia Jubarte indica algumas operadoras de turismo referenciadas e parceiras que fazem os passeios: http://baleiajubarte.org.br Parece que a capital do Espírito Santo, Vitória, também já está oferecendo passeios para observar baleias no Brasil. Não consegui encontrar uma operadora, mas posto aqui assim que descobrir!

As Baleias Jubarte são dóceis e podem medir até 16 metros de comprimento e pesar até cerca de 40 toneladas. Elas estão presentes em todos os oceanos e sua expectativa de vida é de 60 anos.

onde observar baleias no Brasil

Baleia nada na APA da Baleia Franca em Santa Catarina | Foto: Projeto Baleia Franca

Veja mais:
Essa Floripa tá diferente!
Recomendações para avistamento de tartarugas marinhas

Já as Baleias Franca, que migram na mesma época também em busca de águas mais quentes para reprodução, concentram-se no sul, no estado de Santa Catarina, mais precisamente na APA da Baleia Franca. A APA foi criada no ano 2000, justamente com o intuito de preservar o habitat da Baleia Franca e também de ordenar as atividades turísticas e de pesquisa. Ela tem uma área de 156 mil hectares, com 130 km de costa marítima, e abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. Desde 2012 está proibida a navegação embarcada para observação das baleias na região, já que os barcos desrespeitavam os animais, ignoravam limites de aproximação e ainda não havia plano de manejo adequado para a APA.

No entanto, é possível observar as Baleias Franca a partir de diversos lugares de Florianópolis, como Morro das Pedras (Caldeira), Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Balneário Açores. E ainda da Praia do Rosa, Imbituba, Garopaba e Laguna.

Não custa lembrar, se você quer observar baleias no Brasil de uma maneira responsável, veja as dicas abaixo!

observar baleias no Brasil

Foto: Viajar Verde

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.