Viajante Conectado Mercado

Organização Mundial do Turismo anuncia competição para startups de turismo

Startups de turismo
Escrito por Ana Duék

A Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Globalia, grupo líder em turismo na Espanha e na América Latina, anunciou o lançamento do 1º Concurso de Startups de Turismo da OMT (1st UNWTO Tourism Startup Competition). É a maior iniciativa do mundo para identificar novas empresas que liderarão a transformação do setor de turismo. Para encontrar os melhores projetos, a chamada para projetos será lançada em 164 países.

O objetivo do programa é selecionar as melhores soluções e os projetos mais disruptivos. A pesquisa se concentrará em encontrar propostas pioneiras de implementação de tecnologias emergentes e disruptivas, bem como em startups de turismo baseadas em novos modelos de negócios, como a economia circular. Nesse sentido, um dos pilares deste concurso é dar visibilidade a projetos comprometidos com a melhoria da sustentabilidade do turismo.

O processo de busca de startups de turismo é tão ambicioso quanto complexo: identificar os melhores projetos em todos os cantos do planeta. Para isso, a Organização Mundial do Turismo e a Globalia recrutaram a empresa de consultoria de inovação Barrabés.biz. Para ampliar o escopo da competição e facilitar o cadastro de startups interessadas, o programa será implementado através da plataforma digital YouNoodle.

“Inovação e investimento em turismo não são fins em si mesmos; são meios para desenvolver melhores produtos turísticos, melhorar a governança do turismo e aproveitar ao máximo a sustentabilidade comprovada do turismo, criando empregos e gerando oportunidades “, disse o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili.

O CEO da Globalia, Javier Hidalgo, confirmou o apoio de sua empresa a esta nova iniciativa, enfatizando que “como um grupo global de turismo, queremos oferecer aos vencedores a oportunidade de trabalhar conosco e transformar o setor juntos”.

Quem pode participar?

Para participar da competição as startups devem apresentar modelos de negócios relacionados a pelo menos uma das quatro áreas principais:

  • O futuro das viagens
  • A experiência turística
  • Impacto ambiental
  • Desenvolvimento comunitário

Os interessados em participar podem encontrar mais informações e enviar suas inscrições através do site do programa em www.tourismstartups.org. As candidaturas estão abertas de 26 de junho a 3 de setembro de 2018. Os projetos serão avaliados de acordo com cinco critérios: singularidade e viabilidade da solução, impacto potencial, modelo de negócio, escalabilidade e perfil da equipe. Um júri avaliará as inscrições e selecionará os melhores projetos como semifinalistas a serem anunciados em setembro de 2018.

Os vencedores da competição terão a oportunidade de fazer parte das empresas líderes no setor de turismo.

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?