Mercado

Observatórios de Turismo Sustentável da OMT ganham plataforma online

Observatórios de Turismo

A Rede Internacional da OMT de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) é uma rede de observatórios de turismo que faz o acompanhamento do impacto econômico, ambiental e social do turismo nos vários destinos. A iniciativa tem por base o compromisso da Organização Mundial do Turismo com o crescimento sustentável e resiliente do setor.

A rede de observatórios de turismo foi criada em 2004 com o objetivo principal de apoiar a melhoria contínua da sustentabilidade e da resiliência no setor do turismo através de um monitoramento sistemático, oportuno e regular do desempenho e impacto do turismo, conectando destinos dedicados a entender melhor o uso de recursos e fomentar a gestão responsável do turismo.

Desde a sua criação, um total de dezoito observatórios de turismo se juntaram à Rede INSTO da OMT: oito na China, um na Grécia, um no México, três na Indonésia, um na Croácia, dois nos Estados Unidos, um na Nova Zelândia e um no Brasil – o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. Agora, eles estão reunidos na plataforma http://insto.unwto.org/

Através da aplicação sistemática de técnicas de acompanhamento, avaliação e gestão da informação, a iniciativa oferece aos responsáveis públicos, gestores de turismo e responsáveis pelo ordenamento do território, entre outros, ferramentas-chave para que possam reforçar as suas capacidades institucionais com o objetivo de ajudar à formulação e aplicação de políticas, estratégias, planos e processos de gestão do turismo sustentável.

Promover uma rede dinâmica de instituições que se esforcem por criar locais saudáveis tanto para os visitantes como para as comunidades locais, contribuindo, desta forma, para que esses destinos perdurem no tempo, é o objetivo principal da INSTO.

Veja mais: Observatório de Turismo e Eventos de SP entra para a OMT

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.