Viajante Natural Destino Brasil

4 roteiros na natureza em Teresópolis

Foto: EcoRural Tour

Teresópolis é uma das queridinhas cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro. Tradicionalmente conhecida por abrigar parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma concorrida feirinha de artesanato e um agradável clima que contrasta com o calor da capital no verão, Teresópolis ainda atrai principalmente os moradores do Rio de Janeiro. O que muita gente não sabe, é que essa simpática cidade, eleita a mais pacífica do estado e a décima mais segura do país, de acordo com o Atlas da Violência, divulgado no mês de junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), oferece diversos atrativos para todo tipo de visitante: do aventureiro, ao gourmet; do mochileiro, à família em férias.

A operadora EcoRural Tour, que trabalha com turismo ecológico, pedagógico, rural, cultural, de aventura e gastronômico na região, indica 4 roteiros diferentes e imperdíveis para fazer em Teresópolis, que podem ser feitos por crianças e adultos.

Roteiro Gastronômico Rural
O passeio, voltado para uma imersão na cozinha do campo e contato com a natureza, inclui visita à consagrada Fazenda Genève, com visitação às cabras e degustação de queijos. Em seguida, estão no roteiro um mergulho na cachoeira dos Frades, no Vale dos Frades, degustação de chocolates artesanais, degustação de geleias e antepastos no Cantinho da Valéria Fernandes e uma visita ao Armazém com Arte, que reúne incríveis cerâmicas autênticas de artesãos da Amazônia. Há ainda uma visita a uma horta com colhe e pague, contemplação do jardins do Hotel Le Canton e um delicioso almoço em um restaurante com horta orgânica.

Teresópolis

Foto: EcoRural Tour

Roteiro Vivência Rural
O dia começa aos pés do Parque Estadual dos Três Picos com um delicioso café da manhã em uma cabana rústica. O passeio segue com uma visitação a pequenos produtores familiares e a uma estufa de mudas. Depois será o momento de ver o funcionamento de um moinho de pedra em perfeito funcionamento moendo fubá na hora. O roteiro inclui também observação do cultivo de pimenta, tomates e morango, visitação a animais da fazenda e contemplação no plantio e horta, além de colhe e pague. Para encerrar, um delicioso almoço típico da roça.

Roteiro Equestre
O roteiro para quem ama cavalos inclui um passeio no haras com cavalgada ecológica de uma hora. Os participantes têm direito ainda a um mergulho na cachoeira dos Frades ou da Campanha, interação com os animais da fazenda e um delicioso almoço em um restaurante com horta orgânica.

Teresópolis

Foto: EcoRural Tour

Piquenique no PNM Montanhas de Teresópolis
Após uma trilha ecológica no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a proposta é relaxar com um piquenique com alimentos saudáveis e orgânicos, em meio à natureza. O passeio inclui também pescaria recreativa e interação com os animais do campo.

Mais informações: http://www.ecoruraltour.com.br/

Veja mais: Hotel Le Canton lança programa de sustentabilidade

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.