Viajante Responsável Destino Brasil

Museu da Amazônia, o legado da floresta

Museu da Amazônia o legado da floresta
Escrito por Poliana Cardoso

Museu da Amazônia, o legado da floresta

Museu da Amazônia, MUSA, foi criado em janeiro de 2009, e ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke em Manaus, que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

O MUSA tem como objetivo promover o convívio dos cidadãos na diversidade cultural, biológica, social e política da grande bacia amazônica. Pensando nisso, uma torre de 42 metros foi construída para contemplar a floresta e auxiliar nas pesquisas sobre o microclima, fauna e flora da Amazônia. Portanto, o museu pretende desenvolver o turismo local e também estimular atividades de desenvolvimento científico da região.

Torre de observação de 42 metros • Foto Vanessa Gama / Musa

Além da Torre, no complexo do MUSA existem outras opções de interação entre homem e natureza, como um viveiro de orquídeas e bromélias, lago, aquários e laboratórios experimentais de serpentes, de insetos e de borboletas.

Quem visita o museu tem a possibilidade de enxergar a floresta com um novo olhar e conhecer de perto a cultura dos povos da Amazônia.

O MUSA realiza diversas exposições sobre a fauna, flora e cultura do homem da floresta, como a exposição Peixe e Gente que conta histórias do engenho e do imaginário de um povo que vive no Alto Rio Negro. Conta também o que é o MUSA, um museu vivo da natureza e das culturas humanas nas florestas amazônicas.

Exposição Peixe e Gente – Foto Juan Soler

Outra opção é caminhar pelas trilhas dentro Museu da Amazônia, podendo admirar, conhecer e interagir diretamente com a floresta. Essa interação é fundamental para promover a educação ambiental, incentivar o turismo cultural e o ecoturismo na região amazônica. É o legado da floresta ao alcance da comunidade e dos turistas de forma responsável.

 

Mais informações: MUSA

Localização:
Av. Margarita (antiga Uirapuru), s/n
Cidade de Deus – Manaus, AM
CEP 69099-285
Tel. (92) 3582-3188 • 99280-4205

Sobre o Autor

Poliana Cardoso

Nascida em Manaus (AM), mora em Curitiba. Graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas e em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, atualmente pós-graduanda em Comportamento Humano pela Universidade Federal do Paraná. Apaixonada pela relação humana com novos lugares, novas pessoas e novas experiências.