Viajante Conectado

Os melhores aplicativos para o viajante consciente em 2019

viajante consciente
Foto: Clint McKoy on Unsplash
Escrito por Ana Duék

Ninguém mais viaja sem um celular e os recursos fantásticos que ele oferece, como Google Maps, tradutores, planejadores de viagem, aplicativos de reserva de hotéis e até mesmo apps de entretenimento de voo. Mas que tal se a gente puder tirar vantagem do nosso celular e da internet para fazer escolhas mais responsáveis durante as nossas viagens?

Eu já havia listado 25 sites para reservar hotéis e experiências de turismo responsáveis para ajudar nas reservas de passeios, atrativos e hospedagens pelo mundo. Mas, se você for mais adepto dos aplicativos, aqui vão algumas dicas bem interessantes para te ajudar a ser um viajante consciente em 2019!

Fair Trip

O aplicativo FairTrip é um guia colaborativo gratuito que ajuda os viajantes a encontrar atrativos e hospedagens autênticos, ao mesmo tempo que causam um impacto social e econômico positivo no local visitado. Qualquer usuário pode adicionar novos lugares em um toque, desde que atenda aos critérios do FairTrip: Autêntico, Verde, Local, Social e Justo.

Resirest

ResiRest é uma plataforma de viagens que conecta moradores locais e viajantes através de experiências de refeições em casa. O app reúne indicações de pessoas ou famílias que abrem as portas e cozinhas de suas casas para receber turistas com o melhor da comida local. Além da experiência única para viajantes, ele oferece a oportunidade uma renda extra às famílias.

Happy Cow

Este aplicativo é pago, mas vale o investimento, porque lista restaurantes e lojas vegetarianos e veganos em diversas cidades pelo mundo. Ele também traz avaliações gerais sobre os lugares, médias de preços e a distância para você chegar no local escolhido.

Green Globe

A certificação mundial de hotéis Green Globe reuniu seus hotéis e atrativos certificados em um aplicativo. Assim, você, viajante consciente, pode escolher opções de hospedagens, passeios, negócios e espaços para reuniões e eventos que são considerados sustentáveis, por país. Mais de 30 países já constam no app, mas ainda não há tantas opções de hotéis.

WCA – Responsible Whale Watching

Este app da World Cetacean Aliance (Aliança Mundial dos Cetáceos) reúne dicas de como e onde fazer atividades responsáveis de observação de golfinhos e baleias. Embora não inclua todos os lugares e operadores responsáveis possíveis, já dá algum horizonte para começarmos.

Savvi

É um aplicativo que reúne experiências únicas e de turismo responsável. É possível fazer a reserva das atividades diretamente pelo app. Por enquanto, as experiências estão concentradas no Vietnã, mas a proposta do Savvi é ampliar para outros lugares do mundo.

 

Leia também: Sites e blogs para ler no Ano Internacional do Turismo Sustentável

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?