Viajante Natural

7 lugares surpreendentes feitos de sal

lugares surpreendentes
Lagoa de Torrevieja, Espanha | Foto: escribirconlacabeza | Flickr

O mundo está sempre nos surpreendendo com paisagens e lugares surpreendentes, daqueles que os olhos custam a acreditar. Muitos deles são feitos de sal! Conheça alguns deles:

1. Lagoa de Torrevieja, Espanha – a lagoa salgada de 1.400 hectares fica dentro do Parque Natural de Lagunas de La Mata y Torrevieja, na província de Alicante. É impossível não se surpreender com o lugar. Enquanto a lagoa de Torrevieja tem cor rosa, a vizinha lagoa da Mata tem cor esverdeada. O sal é explorado na região desde o século XVIII.

Foto: La Casa de Mary

2. Catedral de Sal de Zipaquirá, Colômbia – localizado a apenas 25 km de Bogotá, o município de Zipaquirá, onde Gabriel García Márquez frequentou a escola, abriga a monumental Catedral de Sal, um santuário religioso construído em uma mina subterrânea de sal. A Catedral é um dos lugares surpreendentes da Colômbia, completamente esculpida em sal e a 180 metros abaixo da terra. É um santuário católico e faz memória à Via Crucis de Jesus Cristo. Ela pode ser visitada diariamente e está dentro do Parque de Sal, que também oferece outros atrativos, como museu, trilhas, anfiteatro, muro de escalada e camping.

Catedral de Sal de Zipaquirá, na Colômbia | Foto: © katiebordner|Flickr

3. Salar de Uyuni, Bolívia – o maior e mais famoso deserto de sal do mundo está localizado no sudoeste da Bolívia, bem pertinho dos Andes, a 3.650 metros acima do nível do mar. Há 40 mil anos, a região já fez parte de um grande lago. Durante a temporada de inundações, ele se transforma em algo realmente incrível: o maior espelho d’água do mundo.

lugares surpreendentesVeja mais: 5 paisagens naturais que esbanjam cores

4. Chott el Djerid, Tunísia – este grande lago de sal no sul da Tunísia, perto da fronteira argelina, já foi parte do Mar Mediterrâneo. Hoje é a maior panela de sal do deserto do Saara. ‘Chott’ é a palavra usada na Tunísia para lagos que permanecem secos durante a estação quente, mas que têm um pouco de água no inverno. Às vezes, partes do lago aparecem em vários tons de branco, verde e roxo.

Foto: Turismo de Tunez

5. Salinas Grandes, Argentina – o deserto de sal argentino, localizado na província de Salta, é menor e não ganhou tanta fama. Mas é também um dos lugares surpreendentes da América Latina. Salinas Grandes está 4.170 metros acima do nível do mar e é possível sentir a altitude.

lugares surpreendentes

Foto: Argentina Travel

6. Mina de Sal Wieliczka, Polônia – a Mina de Sal é um dos monumentos mais valiosos da cultura polonesa e visitada anualmente por mais de um milhão de turistas de todo o mundo. Está localizada 14 km ao sul da Cracóvia e oferece uma viagem fascinante por um emaranhado de túneis subterrâneos com câmaras e esculturas, todas construídas em sal.

Foto: Wieliczka

7. Salinas de Pedra de Lume, Cabo Verde – as salinas dão nome à Ilha do Sal, onde está a localidade de Pedra Lume, em Cabo Verde. Em uma área das salinas é permitido mergulhar e ter a deliciosa sensação de não afundar, já que o sal impede que você afunde.

Foto: Panoramio

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.