Viajante Responsável

6 lugares onde paus de selfie são proibidos

lugares onde paus de selfie são proibidos
Foto: Jakob Owens | Unplash

A cidade italiana de Milão baniu neste verão os paus de selfie de diversos lugares turísticos com uma regulamentação que fica ativa até 13 de agosto e talvez seja extendida. Além dos nossos queridinhos selfie sticks, visitantes e moradores estão proibidos de segurar, transportar, deixar no chão, descartar ou receber qualquer tipo de recipiente de vidro e latas na área que abrange a Piazza XXIV Maggio, Avenida Gorizia, Via Codara, Piazza Cantore e Avenida Gabriele D’Annunzio. De acordo com a cidade, o objetivo é reprimir comportamentos anti-sociais.

Mas Milão está longe de ser o primeiro destino ou ponto turístico a banir os paus de selfie. Dos Estados Unidos à China, eles já foram motivo de discórdia em muitos lugares pelo mundo. Há dois anos a Coréia do Sul proibiu a venda dos sticks piratas, mas você pode levar o seu e utilizá-lo por lá.

O site Can I Bring My Selfie Stick dá dicas, dizendo onde paus de selfie são proibidos e onde são permitidos. Você pode procurar por destino ou por atrativo. Mas muitos lugares ainda não estão listados e outros me parecem estar com a informação errada. Então é melhor confirmar! 😉

Confira abaixo 6 lugares onde os paus de selfie são proibidos:

1. Milão, Itália
Milão adotou a proibição para o verão de 2017 na área que abrange a Piazza XXIV Maggio, Avenida Gorizia, Via Codara, Piazza Cantore e Avenida Gabriele D’Annunzio. É possível que a cidade mude de ideia e extenda a lei.

lugares onde paus de selfie são proibidos

Foto: White & Case

2. Disney
Todos os parques temáticos da Disney passaram a proibir o uso de paus de selfie desde 1 de julho de 2015 depois de um turista ter jogado longe um no topo de uma atração da Califórnia. A preocupação da empresa é com a segurança dos frequentadores.

lugares onde paus de selfie são proibidos

Foto: Disney Parks

3. Cidade Proibida, China
Mais de 14 milhões de turistas visitam a Cidade Proibida, na China, a cada ano. Pelas ruas e vielas apertadas, os paus de selfie causavam muitos problemas, causando danos aos visitantes e ao patrimônio segundo as autoridades locais. Desde março de 2015, um dos acessórios favoritos dos chineses, os paus de selfie foram proibidos em toda a área do Museu do Palácio.

lugares onde paus de selfie são proibidos

4. Coliseu, Itália
Já com grandes danos causados pelos turistas, o Coliseu baniu os paus de selfie em março de 2015 com o objetivo de evitar ainda mais prejuízos ao monumento de mais de 2 mil anos. Estive lá em novembro de 2014 e os paus de selfie ainda faziam a festa…

lugares onde paus de selfie são proibidos

Foto: Viajar Verde

5. Palácio de Versalhes (França)
Desde a mesma época das outras proibições, no início de 2015, paus de selfie são proibidos no interior do Palácio de Versalhes com o objetivo de salvaguardar as obras.

lugares onde paus de selfie são proibidos

Foto: Viajar Verde

6. Museus e estádios, Europa e Estados Unidos
Com o objetivo de proteger as obras de arte e também a segurança dos torcedores, os pau de selfie já foram proibidos em diversos museus e estádios da Europa. Entre eles estão o Museu do Vaticano, Capela Sistina e Galeria Uffizzi (Itália), National Gallery, Victoria & Albert Museum, Wembley Stadium, Millenium Stadium, Emirates Stadium (estádio do Arsenal),White Hart Lane (estádio dos Tottenham Hotspurs) e Murrayfield Stadium (Reino Unido), Museu Van Gogh (Holanda), Museu Thyssen Bornemisza (Espanha), Museu de Arte Moderna – MoMa (Nova York), Smithsonian (Washington) e Getty Center (Los Angeles).

lugares onde paus de selfie são proibidos

Foto: Viajar Verde

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.