Viajante Urbano

Swire hotels: 4 hotéis de luxo inovadores e sustentáveis

hotéis de luxo
O novíssimo Brickell City Centre e seu inovador sistema de climatização Climate Ribbon®| Foto: Swire hotels
Escrito por Ana Duék

Com edifícios modernos, inovadores e, acima de tudo, ambientalmente sustentáveis os hotéis do grupo asiático Swire vêm se destacando pelo mundo com projetos arrojados e pioneiros. Os hotéis de luxo espalhados por capitais da Ásia e Estados Unidos convidam os viajantes urbanos a se hospedarem com conforto e cuidado com o meio-ambiente. A preocupação com o impacto ambiental de seus negócios é uma das características mais marcantes do grupo Swire que, com mais de 200 anos de atuação, estabeleceu o objetivo de se tornar líder mundial em desenvolvimento sustentável em sua indústria em 2030.

Conheça 4 hotéis de luxo do grupo Swire com iniciativas inovadoras em sustentabilidade:

Brickell City Centre – Miami
Sistema de climatização natural: o Brickell City Centre é o mais novo complexo de Miami, composto por shopping, torres residenciais e hotel. O grande destaque da construção é o Climate Ribbon®, um sofisticado sistema de gestão ambiental projetado por Hugh Dutton que é uma verdadeira obra-prima da arte e da ciência e instalação pioneira em hotéis de luxo. Composto por uma treliça elevada de 14 mil metros quadrados, ele é feito de aço, tecido e uma superfície contínua de vidro que protege os visitantes das intempéries ambientais e proporciona um clima superagradável no interior do complexo – sem uso de ar condicionado ou qualquer outro equipamento. Funciona assim: as treliças capturam a brisa do mar regulando o fluxo de ar que entra no complexo e também a temperatura local permitindo que os visitantes desfrutem de luz natural em uma experiência ao ar livre. Ele também recolhe a água da chuva que depois é reutilizada. Por ano são recolhidos cerca de três milhões de galões de água da chuva. O Climate Ribbon foi projetado por Hugh Dutton & Associates e é resultado de um investimento de 30 milhões de dólares e é um recurso emblemático de sustentabilidade do projeto do BCC que visa a conscientização sobre a responsabilidade ambiental e expressa a sinergia e conexão urbana do complexo com a região.

hotéis de luxo

Foto: Swire Hotels

East – Hong Kong
Jardim urbano e redução de resíduos: localizado em Island East, um dos distritos de negócios de Hong Kong, o hotel tem design arrojado e uma incrível vista para o porto. Inspirado pela demanda por ingredientes frescos que promovam um estilo de vida mais saudável, o chef Executivo David Parkin iniciou o projeto do Jardim Urbano de Hong Kong. Ele percorre toda a extensão da piscina exterior, com ervas, verduras e legumes orgânicos, incluindo manjericão, chili, limão, hortelã, salsinha e coentro, bem como quiabo, feijão verde e pimentão. Apoiando a vida saudável, o EAST Hong Kong usa os produtos cultivados no local na produção dos pratos e drinques do hotel. Além disso, o hotel conta com um sistema de disposição de resíduos orgânicos de última geração projetado para reduzir proativamente os resíduos de alimentos. Com um processo biológico seguro, o GOMIXER usa enzimas naturais para quebrar sobras de alimentos em uma água rica em nutrientes que é praticamente livre de odor e pode ser descartada através de instalações de tratamento de esgoto existentes.

hotéis de luxo

Foto: Swire hotels

East – Beijing
Café orgânico e redução de papel: em um compromisso contínuo de apoiar os ecossistemas do mundo, reduzindo substâncias químicas e práticas nocivas, o EAST Beijing orgulha-se de servir um blend de café (Jane Goodall) com baixo teor de carbono orgânico. Uma parcela dos rendimentos de cada copo vendido é doada para o instituto de Jane Goodall, na China, e para o Roots and Shots, empresa que promove a proteção ambiental e a sustentabilidade. O hotel também está focado em reduzir o desperdício de papel e manterse atualizado com os novos sistemas de tecnologia verde. Por isso, adotou o check-in e check-out sem papel. Os hóspedes têm nos quartos iPods carregados com informações sobre o hotel e seus arredores, o que reduz o uso de papel e ajuda a proteger o meio ambiente.

hotéis de luxo

Foto: Swire hotels

East – Miami
Redução do consumo de água e energia: um dos modernos hotéis de luxo da Flórida, o EAST Miami instalou uma bomba inteligente que regula a pressão da água em todo o hotel, incluindo um sistema eletrônico de prevenção de perdas de água em caso de vazamentos ou danos na tubulação. Em cada quarto foram instalados equipamentos eficientes que reduzem o uso de água. O EAST Miami também coleta e reutiliza água da chuva para a torre de resfriamento e todos os tratamentos de paisagismo.

hotéis de luxo

Foto: Swire hotels

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.