Viajante Responsável Mercado

Hopineo busca turismo sustentável no Brasil

Depois de um ano e meio viajando por diversos países da América Latina, a ‘hopembaixadora’ do projeto Hopineo para a região, Florie Thielin, finalmente chegou ao Brasil. Florie está em busca de profissionais e empreendedores que investem em boas práticas no turismo e apaixonados pelo que fazem. Além de promover o turismo sustentável, o Hopineo abre espaço para o intercâmbio de ideias, habilidades e histórias entre viajantes e empresas de turismo.

Florie Thielin, do Hopineo, pinta um muro no morro da Babilônia, no Rio de Janeiro

Florie Thielin, do Hopineo, pinta um muro no morro da Babilônia, no Rio de Janeiro

Incentivando a disseminação do turismo responsável pelo mundo, o site é uma comunidade de viajantes e profissionais dedicada à construção de um turismo melhor para todos. Os “hoptrippers“, como são denominados os viajantes, passeiam em busca de hotéis, pousadas, albergues, parques, operadores, agências, associações ou projetos que também tenham a sustentabilidade como filosofia. A proposta é promover um turismo participativo e colaborativo, onde viajantes e profissionais possam trocar habilidades. Os anfitriões são entrevistados e suas boas práticas são publicadas no site com vídeos e histórias.

Profissionais interessados podem receber viajantes em troca de consultoria ou outras habilidades que o hóspede possa oferecer e sejam funcionais para o anfitrião. Florie, por exemplo, já ajudou muitos lodges, albergues e operadores com consultoria de comunicação e marketing, ajudando-os a desenvolver seus sites, mídias sociais e relacionamento com OTAs. Agora está em busca de profissionais pelo Brasil dispostos a fazer essa troca!

Além de uma grande biblioteca com motivados “hophosts” (anfitriões) responsáveis, que vai ajudar viajantes na hora de procurar atividades sustentáveis pelos países, o Hopineo também disponibiliza online e gratuitamente diversas soluções de boas práticas para profissionais. Elas vão de agricultura, gestão de energia e da água, até um completo manual de marketing com dicas básicas de internet, redes sociais e canais de promoção.

Entre em contato com Florie Thielin e seja um hophost:
http://hopineo.org/
https://www.facebook.com/HopineoLatam
https://twitter.com/floriethielin
www.floriethielin.com/en/hoptour-latin-america

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.

  • Many thanks Ana for sharing !! I’ll be visiting 2 o 3 community-based tourism projects in the favelas of Rio de Janeiro these next days… the videos coming soon !!

  • Congratulations Florie and Ana!
    We met with colleagues yesterday from the Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP) and identified a handful of interesting sustainable tourism initiatives taking place throughout the state of São Paulo. We have already made contact with some and with APRECESP’s support we will continue exploring collaborative opportunities with the others…! More stories highlighting best practices in sustainable tourism from Brazil coming soon…!

    • Ana Duék

      We’ll be happy to share both the initiatives visited in Rio’s favelas and the ones identified with APRECESP around São Paulo! 🙂