Rapidinhas

Fórum Gramado de Estudos Turísticos debate desenvolvimento sustentável

Forum Gramado
Foto: Foto Leonid Streliaev
Escrito por Ana Duék

Como trabalhar o turismo como ciência sustentável dos diversos destinos? É o que propõe o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2018 e já está com as inscrições abertas pelo site www.forumgramado.com.br 

Visando deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável, o Fórum vai oferecer conhecimento, com bases acadêmicas e práticas, aos que se voltam à prática do turismo. Desta forma vai oferecer palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores que, cada um sob sua ótica, abordarão o turismo como tema central.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas execuções práticas.

Para garantir a excelência acadêmica, o Fórum foi buscar na Universidade de Caxias do Sul, possuidora de um dos mais renomados centros de estudos turísticos do Brasil, através de seus cursos de mestrado e doutorado, a orientação técnica para disciplinar a sistemática de sua organização.

O Fórum Gramado envolverá três eixos básicos: Desenvolvimento Sustentável, Entretenimento, Legislação e Destino Turístico. No primeiro dia do evento, haverá o Colóquio “Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País”, estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é coordenado pela professora Márcia Cappelano. Entre as atribuições da Universidade está a definição do programa, elaboração e divulgação de Edital específico, definição do processo para submissão digital de trabalhos, constituição de Comissão Científica para avaliação dos trabalhos, organização do processo de avaliação, organização da mesas redonda com palestrantes convidados e das mesas temáticas para apresentação e discussão dos trabalhos aprovados.

Entre os palestrantes, já estão confirmadas as presenças de Daren Liboneti, vice-presidente do MGM Resort Las Vegas, de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA e do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos.

Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas.

Mais informações e inscrições:  www.forumgramado.com.br 

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.