Viajante Cultural

Fiestas Patrias no Chile: o feriado de 18 de setembro

Fiestas Patrias no Chile
Foto: Viajar Verde

Não se surpreenda se você estiver no Chile no dia 18 de setembro e não encontrar nada aberto. Um dos feriados mais importantes para os chilenos, as Fiestas Patrias são celebradas anualmente para marcar o início do processo de independência da coroa espanhola e também o princípio da primavera. Nesta data, um feriado “Irrenunciable” no Chile, o país para para comemorar e quase tudo está fechado.

Popularmente conhecida como “o dezoito” (em alusão à data), a comemoração acontece durante todo o mês de setembro, mas encontra seu auge nos dias 18 e 19 (que ficou conhecido como o Dia de Glórias do Exército). Por todo o país, bandeirinhas chilenas enfeitam as cidades, casas e carros, cumprindo ordens do governo, e as crianças vão para a escola com trajes típicos, que podem ser encontrados em diversas lojas pelas ruas.

Fiestas Patrias no Chile

Veja como são comemoradas as Fiestas Patrias no Chile:

Fondas – assim são chamadas as tradicionais festas, que geralmente acontecem em grandes espaços públicos, com muita música, dança, comidas típicas, bebidas e jogos, e reúnem centenas de pessoas, tanto nas pequenas cidades, quanto na capital, Santiago.

Cueca – é a dança nacional do Chile, nascida no campo no início do século 19, que ganha destaque durante as Fiestas Patrias. Vem acompanhada de trajes típicos, que normalmente nesta data trazem vestidos floridos para saudar o início da primavera.

Fiestas Patrias no Chile

Foto: Chile Travel

Brincadeiras – diversos jogos e brincadeiras típicas fazem parte das comemorações das Fiestas Patrias no Chile, com o objetivo de reunir amigos e familiares e compartilhar habilidades. São eles, por exemplo, a pipa, o pião, o emboque (brinquedo de encaixe), pau-de-sebo, corrida-de-saco, cabo-de-guerra e outros.

Bebidas e comidas – as comidas tradicionais das Fiestas Patrias envolvem as empanadas e os churrascos andinos. Entre as bebidas estão a chicha e o terremoto, um drink a base de pipeño (um vinho branco adocicado), licor (que dependendo da receita pode ser granadina, fernet ou menta) e sorvete de abacaxi de palito.

Fiestas Patrias no Chile

Os famosos Terremotos do Chile | Foto: Peru for Less

Veja essas 12 curiosidades sobre o Chile no blog Nós no Chile

 

 🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

A cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você vai ajudar a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

🚶 PASSEIOS: Visit.org

📳 CHIP DE CELULAR: Travel Mobile

✈ PASSAGENS AÉREAS: Skyscanner

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.