Viajante Urbano

Diversão, aprendizado e sustentabilidade no festival Green Nation

Foto: Green Nation

Entre 24 e 27 de novembro, o festival Green Nation vai fazer o Rio de Janeiro pensar, viver e sentir sustentabilidade. Em sua terceira edição, ele traz uma programação diversificada, que ocupa o Museu do Amanhã e o Píer 1, na Praça Mauá, com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais. Serão 13 instalações, nove filmes, nove apresentações teatrais, 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos, três painéis de mashup, seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação, economia circular e sustentabilidade, oito turmas de oficinas práticas e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao troféu Green.

As instalações, que sempre fazem sucesso no Green Nation, trazem esse ano reflexões sobre mudanças climáticas e deslizamentos, o lixo nos oceanos, a questão da água, energias renováveis, reciclagem, alimentação, inovação e moda sustentável. O Green Nation pretende mostrar que, além de escolher produtos mais corretos e sustentáveis na hora de se vestir, também é possível confeccionar uma meia biodegradável, com o Ateliê Moda Sustentável.

Na instalação Plante Água, a brincadeira será revertida em uma muda, plantada na mata ciliar do Rio Guandu e quem pedalar mais nas bicicletas que geram energia limpa ganhará um título do time de futebol para o qual torce. No Mundo das Águas, que terá desde cachoeiras à réplica da estação na Antártica, as percepções de calor, chuva, frio, inundações e seca, vão fazer pensar sobre hábitos, mudanças climáticas e futuro.

Foto: Green Nation

Instalação vai explicar os caminhos e processos da reclicagem

Entre os destaques dessa edição está também a programação voltada para empresários nas oficinas de cocriação e “Faça você mesmo”, que acontecem dentro do Museu do Amanhã.

A entrada para o festival é gratuita, mas para participar é preciso se cadastrar pelo site www.greennation.com.br, já que algumas atrações têm limite de vagas.

Veja o que rola no Green Nation:

Instalações = Ateliê Moda Sustentável, Estação Brasil na Antártica, Mundo das Águas, Submarino, Nave, Hora do Alimento, Caminhos da Reciclagem, Plante Água, Experiência na Seca, Gols de Bicicleta, Consumo Consciente, Deslizamento e Fome de quê? . para o público geral

Painéis de Mashup = Economia Circular, Inovação e Sustentabilidade . para empresários, estudantes, especialistas e interessados nas temáticas

Oficinas de cocriação = Inovação e Sustentabilidade . público geral e empresários (algumas sessões)

Mostra de cinema = Longas, curtas, médios, séries e novelas . público geral

Teatro = Energia e Cidadania . público geral

Makerspace = Inovação e Sustentabilidade . público geral (especial infantil)

Cozinha Green, Cozinha Green Kids e Cozinha Brasil Sustentável = Alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos . público geral

Festival Multimídia = Redes Sociais, Cartum, Fotografia, Filmes e Animações . público geral

Sobre o Green Nation

O Green Nation é um movimento brasileiro que tem como missão mudar atitudes em relação à sustentabilidade, aos negócios e à cidadania através da arte, da educação, da cultura e da experimentação. O movimento propõe um olhar sobre a sustentabilidade em escala global, unindo entretenimento, negócios, experimentação, internet e interatividade para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, empreendimentos e o meio ambiente. As ações são estruturadas em três áreas: Sustentabilidade, com atividades voltadas para o meio ambiente, cidades justas e sustentáveis; Cidadania, que tem foco em diversidade, tecnologia da informação, comunicação e negócios sociais; e Bem-estar, que pensa sobre saúde e incentiva o esporte e a qualidade de vida.

Esta terceira edição do festival Green Nation é apresentada pela AMBEV e conta com o patrocínio do SEBRAE, LIGHT e Companhia Aérea do Pão de Açúcar; copatrocínio da LUPO e RODHIA; e os incentivos fiscais Federal (Lei Rouanet) e Municipal (ISS – Secretaria Municipal de Cultura), além de apoio e parcerias de empresas ligadas a sustentabilidade e meio ambiente.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?