Viajante Conectado

Nova plataforma traz experiências de turismo responsável em países de língua portuguesa

Foto: Muxima Planet of Emotions

Uma plataforma que reúne diversas experiências de turismo responsável somente em países que falam português. Essa é a proposta da Muxima – Planet of Emotions, um portal que vai aproximar viajantes de roteiros de turismo autênticos, que envolvem descobertas de novas culturas, empoderamento de comunidades e contato consciente com a natureza.

Para lançar o site, a idealizadora do projeto, Barbara Dias Pais, convida os viajantes a embarcarem na primeira experiência: participar de um crowdfunding hospedado na plataforma Ulule, que vai não só ajudar a financiar a Muxima, mas também apoiar importantes organizações, como as brasileiras Arca Brasil e Grupo de Apoio às Comunidades Carentes, além da Plan International e Ocean Alive.

Até agora, o crowdfunding já arrecadou 47% do esperado e restam mais 33 dias para apoiar. Entre as recompensas estão a compra de ração para gatos abandonados; a retirada de plástico dos oceanos; um passeio de barco nos arredores de Lisboa; e até a participação em um encontro educativo com mulheres em Guiné-Bissau para conscientizar para o fim da mutilação genital feminina.

Experiências de turismo responsável

“Muxima” significa coração em kimbundu, uma das muitas línguas angolanas e a que predomina na região de Benguela, onde Barbara nasceu. De acordo com ela, a proposta é que a Muxima continue dividindo parte do seu lucro com ONGs nacionais e internacionais que operam nos países de língua portuguesa. Ao escolher e pagar pela atividade o viajante poderá também optar pela organização para a qual quer fazer a doação.

Assim, além de incentivar o desenvolvimento do turismo responsável nas regiões e comunidades em que visita, quem faz as reservas pela Muxima poderá apoiar também o desenvolvimento sustentável de outras organizações envolvidas com direitos de animais, preservação ambiental e programas culturais e comunitários.

O portal estará inicialmente disponível em português, inglês e francês e incluirá experiências únicas de turismo comunitário e de ecoturismo pouco conhecidas entre a comunidade de viajantes.

Participe do crowdfunding: https://br.ulule.com/muxima-planet-of-emotions/

Muxima

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.