Viajante Radical

Escalada de 450 metros é a mais nova atração da Nova Zelândia

escalada
Lord of the Rungs, escalada de 450 metros em Wanaka, Nova Zelândia | Foto: Camilla Rutherford
Escrito por Ana Duék

Criada pela empresa Wildwire Wanaka, a escalada Lord of the Rungs foi aberta em setembro com uma proposta radical e molhada de mais de 450 metros de altura. O sistema via ferrata (nome dado ao caminho preparado nas paredes rochosas da montanha com suportes de metal) se estende quase perpendicularmente ao longo da cachoeira de Twin Falls, oferecendo aos turistas uma aventura que leva entre seis e sete horas e termina com um voo de helicóptero até o chão. É a mais alta escalada via ferrata em uma cachoeira no mundo.

O percurso até o topo segue quilômetros de cabos que passam por cima e por trás da cachoeira e inclui uma travessia de tirolesa de 35 metros. Acrescente, ainda, a vista de tirar o fôlego do vale logo abaixo e das montanhas ao redor, parte da bela paisagem da região de Wanaka, localizada na Ilha Sul da Nova Zelândia.

A Lord of the Rungs é o terceiro nível de escalada da Wildwire Wanaka, fundada por Mark Morrison, alpinista que se transformou em operador e guia de turismo. Segundo ele, que trabalhou por dois anos no desenvolvimento da atração, a escalada não exige experiência prévia, apenas “preparo físico razoavelmente bom e alguma força na parte superior do corpo”. Ele acrescenta que os clientes “deverão estar motivados e com boa cabeça para altura e aventura.”

Localizada em uma fazenda privada a cerca de 20 minutos de Wanaka, a Wildwire Wanaka tem acesso exclusivo à cachoeira de Twin Falls. Outra opção interessante é a Aspiring Helicopters, que oferece voos a partir da região de Otago e leva quem escala a Lord of the Rungs de volta à terra firme.

Veja mais: 10 passos para sua primeira vez na Nova Zelândia

As três opções de escalada na Twin Falls oferecem experiências diversificadas para clientes “de todos os níveis de habilidade e preparo físico”. Além da Lord of the Rungs, mais nova e técnica, é possível fazer a Go Wild, escalada de três horas para iniciantes, e a intermediária, Wild Thing.

escalada

Foto: Camilla Rutherford

“Para a escalada iniciante, não é preciso ter nenhuma experiência e apenas um preparo físico moderado. Se você consegue subir em uma escada e lidar com o medo de altura, está permitido. Já tivemos avós e criança de nove anos que participaram”, disse Matt. “E muitos dos nossos alpinistas iniciantes pedem para serem promovidos ao segundo nível assim que terminam a primeira escalada.”

Sobre a Wildwire Wanaka – Lord of the Rungs

  • É a mais alta escalada de cachoeira em via ferrata do mundo
  • Leva cerca de sete horas e a descida é feita por helicóptero
  • Foi aberta ao público em 18 de setembro de 2017
  • Está localizada na cidade de Wanaka, na Nova Zelândia
  • Custa 595 dólares neozelandeses por pessoa (mínimo de duas)

Tourism New Zealand
http://www.newzealand.com/br/

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.