Viajante Urbano

Encontro anual pela Mata Atlântica no Rio de Janeiro

Foto: Sos Mata Atlântica

Plantio de mudas nativas, debates, sensibilizações, atividades educativas e culturais e mobilização pelo saneamento básico e pelo meio ambiente vão movimentar o Rio de Janeiro de 20 a 22 de maio, durante o Viva a Mata 2016, evento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Em sua 12ª edição, o festival tem a proposta de promover a reflexão e conscientização sobre temas ambientais com uma programação intensiva gratuita e aberta ao público em diversos pontos da capital fluminense.

O Viva Mata 2016 segue com um formato versátil, que combina atrações para o público geral e reuniões técnicas. Os encontros contam com a presença de pesquisadores de diversas áreas, representantes do poder público, de órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente e de participantes das diversas ações e projetos promovidos pela SOS Mata Atlântica. “O Viva a Mata é um convite que fazemos para todos, desde as pessoas envolvidas diretamente em gestão ambiental até a população em geral do Rio de Janeiro, para a reflexão e a troca de experiências. Celebrar a Mata Atlântica, especialmente em um Estado que se destaca na conservação do bioma, é reconhecer a urgência de se recuperar florestas e recursos hídricos para garantir saúde e qualidade de vida nas cidades”, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação.

Programação aberta ao público

A programação aberta ao público começa no dia 20 (sexta-feira), com o painel “O que podemos fazer pelo Meio Ambiente do Amanhã?”, entre 14h e 18h, no auditório do Museu do Amanhã. O encontro reunirá jovens que realizam iniciativas inovadoras para o meio ambiente e atuam em áreas como a produção de alimentos, moda e consumo consciente, plataformas colaborativas digitais, gestão de resíduos, ecoturismo, clima e o próprio desenho das cidades, inspirando assim o público presente para novas atitudes. Para acompanhar o painel é preciso se inscrever em https://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/painel/. As vagas são limitadas e o participante ganha um certificado.

Foto: SOS Mata Atlântica

Parque Nacional da Tijuca recebe o Viva a Mata pela segunda vez

No sábado, dia 21, uma grande mobilização pelo saneamento básico vai coletar assinaturas na Praia de Copacabana em uma petição por esgoto tratado e por água limpa nos mares e rios brasileiros. A ação faz parte da campanha Saneamento Já, que conta com organizações apoiadoras por todo o Brasil para chamar a atenção a um direto que é básico da população, mas que está fora da agenda de prioridade do País. Interessados podem se inscrever para serem voluntários na coleta de assinaturas.

O encerramento do Viva Mata 2016 será no dia 22 (domingo), com um plantio coletivo de mudas no Parque Nacional da Tijuca. A ação é aberta a voluntários interessados, porém as vagas são limitadas. As inscrições estarão abertas pelo link: www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/plantio-parque/.

O evento tem patrocínio do Bradesco Seguros e conta com apoio da Fundação Roberto Marinho, Museu do Amanhã, Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Museu de Arte do Rio, Instituto Odeon, Fazenda Culinária e TAM. A programação completa está disponível no site www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016. O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus. No Rio, tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio Eventos, Parque Madureira, Nave do Conhecimento, Parque dos Patins, Ciências Biológicas – Unigranrio e Instituto Ambiente em Movimento.

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?