Mercado

AccorHotels celebra Dia Internacional da Terra discutindo a alimentação saudável

Foto: Edu Leporo | AccorHotels

No Dia Internacional da Terra, 22 de abril, os colaboradores da AccorHotels, nos 95 países onde a empresa atua, vão celebrar o Planet 21 Day em uma oportunidade para discutir e promover atividades relacionadas ao programa global de sustentabilidade da empresa, o Planet 21. “É um momento de conscientizar e celebrar as ações que estamos desenvolvendo para contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Este ano vamos evidenciar a importância da alimentação balanceada para uma vida mais saudável”, explica Antonietta Varlese, VP de Responsabilidade Social da AccorHotels América do Sul. Na sede da empresa, em São Paulo, haverá diversas oficinas abertas aos colaboradores, como alimentos sazonais e produção local, cosméticos naturais e como montar terrários.

Veja mais: Mais de 500 mil árvores plantadas pela AccorHotels no Brasil

Foto: Edu Leporo | AccorHotelsA sustentabilidade na AccorHotels vai além das ações de reciclagem, economia de água e fontes alternativas de energia nos hotéis da rede e o não desperdício de alimentos tem tido papel importante dentro do programa Planet 21. Um exemplo é o auxiliar de cozinha do Ibis Copacabana Posto 2, no Rio de Janeiro, Vicente Nunes. Ele é estudante de Gastronomia no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), e no ano passado, em paralelo às aulas da faculdade, fez um curso sobre sustentabilidade de alimentos com ênfase em como aproveitá-los integralmente. “Hoje em dia, não existe nenhuma casca ou caroço que não podemos comer e, muitas vezes, esta parte tem ainda mais propriedades nutritivas que a própria fruta”, afirma o jovem de 26 anos.

Os conhecimentos que Vicente adquiriu no curso lhe deram confiança para aceitar o desafio proposto por seus gestores de estimular os colaboradores do hotel a consumir as frutas disponíveis a eles. “Começamos a trabalhar com frutas de época, reforçamos os benefícios de cada uma delas e, de repente, comecei a dar pequenas palestras sobre como aproveitar melhor os alimentos”, lembra Vicente. Nos encontros – que têm de 10 a 12 colaboradores do hotel – ele leva um prato feito por ele, todos comem e, em seguida, a receita é compartilhada.

No Novotel Jaraguá, em São Paulo, foi instalada uma Kombi que vende produtos orgânicos. “Fizemos uma parceria com a Komborgânica, e agora podemos oferecer, tanto aos hóspedes quanto ao público do entorno, alimentos mais saudáveis”, conta Ewerton Camarano, Gerente Geral do hotel, que fica no centro da capital paulista. O Novotel Jaraguá é um exemplo de práticas sustentáveis: há nove meses, implementou uma horta urbana em seu prédio, que fornece temperos naturais a vários dos pratos de seu restaurante.

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.