Viajante Natural

10 destinos de ecoturismo no Brasil para descobrir em 2017

Não sou muito fã dessas listas de destinos e tendências que levam todos para ‘lugares comuns’ porque estão na moda ou porque são mais baratos. Acho que diversidade, originalidade, escolhas criativas e o menos procurado são experiências muito mais interessantes.

Depois de muita pesquisa, resolvi então dividir com vocês essa lista de escolhas criativas no Brasil, com lugares que ainda não cairam na ‘boca do povo’, mas têm tudo para fazer os ecoturistas, aventureiros e amantes da natureza se apaixonarem.

Confira 10 destinos de ecoturismo no Brasil para descobrir em 2017:

1. Serra do Roncador, MT

Uma região cercada de lendas, misticismo e beleza. A Serra do Roncador se estende do município de Barra do Garças, no Mato Grosso, até a Serra do Cachimbo, no Pará, mesclando chapadões com uma cordilheira de formações rochosas imponentes e inúmeras cavernas, grutas, inscrições rupestres, além de lagos subterrâneos com um azul cor de piscina. A paisagem única ainda é pouquíssimo explorada por nós e um convite para ecoaventureiros, exploradores místicos e apaixonados pela natureza.

Foto: Overland Brasil

2. Presidente Figueiredo, AM

Na Região Metropolitana da capital do Amazonas, a 107 km do centro de Manaus, está Presidente Figueiredo, a cidade conhecida como a “Terra das Cachoeiras”. São mais de 150 cachoeiras, além de rios, corredeiras, grutas, cavernas e natureza exuberante que possibilitam práticas como o rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, arvorismo, observação de aves e trilhas na selva.

Foto: Embratur

3. Parque Nacional do Pau Brasil, BA

Criado em abril de 1999 e localizado na Costa do Descobrimento, no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, o Parque Nacional do Pau Brasil finalmente abriu as portas para visitação em abril de 2016. A Unidade de Conservação abriga 19 mil hectares do bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica, e ainda seis trilhas sinalizadas, cachoeira, mirantes de observação da paisagem, aves raras e o “refúgio do pau-brasil”, que reúne, no mesmo espaço, árvores jovens e milenares.

Foto: ICMBio

4. Três Coroas, RS

Três Coroas está a apenas 40 minutos de Gramado, na Serra Gaúcha, mas pouca gente conhece. É um paraíso para os ecoturistas, que aproveitam o Rio Paranhana para a já consagrada prática de rafting e canoagem. Parques privados e um parque municipal, em meio ao incrível verde da serra, oferecem infraestrutura e atividades para famílias, incluindo tirolesa, canopy, quadriciclos, rapel, arco e flexa e muito mais.

Foto: Ana Duék

5. Monte Verde, MG

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, em Minas Gerais, está a 1.600 metros de altitude. Esbanja um pouco do charme, da arquitetura e do clima europeus. Além de explorar a pequena cidade, a região convida para o turismo rural, com visitação em antigas fazendas, e para a aventura, com trilhas, passeios a cavalo, quadriciclos, tirolesas e parede de escalada.

Foto: Acervo Setur | Sergio Mourão

6. Ilha do Marajó, PA

A maior ilha do Brasil e maior ilha fluviomarítima do mundo vem caindo no gosto do brasileiro ainda bem aos pouquinhos. Para ajudar o visitante a conhecer seu charme, o Governo do Estado do Pará inaugurou, em outubro de 2016, um voo direto Belém-Soure que sai todas as segundas e sextas-feiras. Ali, mais do que o ecoturista, entra em cena o viajante que busca experiências únicas, descobrindo a gastronomia e a gente locais, o artesanato, a flora típica da Amazônia e os famosos búfalos da ilha.

Foto: Trivago

7. Nobres, MT

Quem pensa que a beleza dos lagos azuis cristalinos, cachoeiras e aquários de água doce repletos de peixes é exclusividade de Bonito está enganado. Na cidade de Nobres e na vizinha Bom Jardim, no Mato Grosso, os ecoturistas encontram os mesmos encantos e atividades, que incluem flutuação, mergulho, trilhas, tirolesas, rapel, boia cross e observação de vida silvestre. A infraestrutura turística, bem menos desenvolvida do que em Bonito, é compensada pelos preços mais baixos.

8. Chapada das Mesas, MA

O estado do Maranhão abriga esse estonteante Parque Nacional com 160 mil hectares de cerrado. Diversas trilhas e cachoeiras se escondem em meio ao incrível relevo de rochas que merece fotos a toda hora. O grande destaque é o por do sol na famosa Pedra Caída, que tem uma abertura no formato do estado de Tocantins. Os passeios variam em preço e nível de dificuldade.

Foto: Ministério do Turismo_

9. Morretes, PR

A apenas 1 hora de Curitiba, aos pés da Serra do Mar, está a acolhedora cidade de Morretes. Muitos viajantes aproveitam para chegar por lá de trem, em um passeio que começa na capital paranaense e se estende pelas margens da serra com vistas panorâmicas. Já em Morretes há diversas opções de trilhas, montanhismo, rafting, cachoeiras e boia cross.

Foto: Calango Expedicoes

10. Parque Nacional do Caparaó, ES | MG

O Parque Nacional do Caparaó, na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Isto porque ele abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e encantadores vistas do por-do-sol e do amanhecer são outros atrativos.

Foto: Marcos Amend | ICMBio

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?