Mercado

Cristalino Lodge é o vencedor do prêmio Sustainable Vison Award, promovido pela BLTA

Cristalino Lodge
Foto: Cristalino Lodge
Escrito por Ana Duék

Muito mais que sugerir o uso consciente de toalhas, alguns hoteleiros brasileiros estão dando exemplo do que significa o termo sustentabilidade com a adoção de práticas ambientais em toda a sua extensão e implicações mediante parcerias com instituições públicas, ONGs e comunidade em prol de um bem comum. No dia 27 de novembro, no Hotel Emiliano, em São Paulo, associados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), foram reconhecidos por suas iniciativas responsáveis.

Foi o lançamento do novíssimo Prêmio Sustentabilidade – Sustainable Vision Award, que ocorreu exatamente um ano após a celebração do Acordo de Cooperação entre a BLTA, ICMbio e SOS Mata Atlantica. A BLTA criou um fundo de sustentabilidade e hoje repassa R$ 26 mil ao Refúgio Marinho de Alcatrazes, valor que será usado para a gestão das atividades de conservação e gestão do turismo responsável.

Cristalino Lodge, localizado em Alta Floresta, Mato Grosso, conquistou o primeiro lugar, por seu projeto de turismo sustentável e conservação de florestas e seus biomas e comunidades. “Somos todos transformadores”, comemorou o gerente-geral do empreendimento, Alexandre de La Riva, referindo-se aos exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadores presentes e comprometidos em promover experiências sofisticadas e sustentáveis no país. “Conservar o entorno e beneficiar as comunidades constitui um propósito inovador do turismo de luxo”, reafirmou, endossando a apresentação de sua mãe e fundadora do Cristalino Lodge, Vitória de La Riva. “Todos nossos trabalhos têm por objetivo proteger a imensa biodiversidade do sul da Amazônia, assim como suas comunidades, por meio de projetos de conservação, pesquisas e educação”, afirmou a empresária, que é filha do fundador da cidade de Alta Floresta.

Ao abrir a cerimônia, o presidente da associação, Martin Frankenberg, ressaltou que, em um mundo globalizado e atento às questões ambientais, “este prêmio existe porque nossos hóspedes, assim como nós, sabem que sustentabilidade não é um desejo lúdico. Ao contrário, é uma realidade que precisa ser discutida e colocada em pauta na prática cotidiana”. Complementarmente, a diretora-executiva da BLTA, Simone Scorsato, afirmou: “Nosso objetivo é promover a preservação do meio ambiente e das culturas locais, participando do desenvolvimento sustentável dos destinos de maneira efetiva e não somente no campo do discurso”.

Os dez associados inscritos à premiação tiveram seus projetos avaliados por um criterioso corpo de jurados a partir dos pilares Conservação, Cultura, Comunidade e Comércio. Após ampla análise, o júri anunciou os três finalistas, que apresentaram seus projetos durante o evento e compartilharam suas experiências com outros associados. Além do Cristalino Lodge, os outros dois finalistas foram a Pousada Literária de Paraty (RJ) e o Uxua Casa Hotel & Spa (Trancoso/BA).

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?