Viajante Responsável

Competição da ONU vai escolher viajante responsável para um mês pelo mundo

viajante responsável
Foto: Vikas Kanwal

Você é um viajante responsável? Gosta de compartilhar suas experiências com o mundo? Então talvez essa seja sua grande oportunidade de embarcar em uma incrível viagem de 1 mês de grandes experiências! A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável do turismo, acaba de lançar uma competição que vai selecionar um viajante responsável para mostrar ao mundo como é possível “viajar, aproveitar e respeitar”- nome dado à campanha atual da OMT que acompanha o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

As incrições já estão abertas no site: http://www.travelenjoyrespect.org/travellerscompetition/. Qualquer viajante pode se inscrever, mostrando que compartilha suas experiências de viagem de maneira responsável por meio de suas redes sociais. O ganhador será anunciado no dia 30 de outubro e a viagem acontece entre 24 de novembro e 19 de dezembro.

A jornada começa na sede da OMT em Madri, com uma cerimônia oficial de designação com o Secretário-Geral, e termina junto com a cerimônia de encerramento do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017, em Genebra, na Suíça, onde os stakeholders da comunidade de turismo e a família ONU estarão unidos. O viajante responsável irá passar ainda pela Colômbia, Alemanha, México, Emirado Árabe Unido de Ras al-Khaimah e a região de Léman na Suíça, descobrindo práticas de turismo responsáveis e sustentáveis.

A viagem do vencedor em todo o mundo será apoiada pelo Explore WorldWide, um grupo de viagens de aventura que oferece uma ampla gama de atividades e experiências com compromisso com viagens responsáveis. A competição é uma das principais atividades da campanha “Travel.Enjoy.Respect” que a OMT lançou para aumentar a conscientização sobre o valor e a contribuição que o turismo sustentável pode fazer para o desenvolvimento e envolver os turistas para que o setor seja um catalisador para mudanças positivas. As inscrições vão somente até o dia 18 de outubro!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.