Destino Internacional

Como visitar Machu Picchu – conheça as novas regras

visitar Machu Picchu
Foto: Viajar Verde

Desde que foi nomeada uma das Novas Maravilhas do Mundo, em 2007, Machu Picchu tem visto seus visitantes se multiplicarem. A média diária de turistas em Machu Picchu já excedeu, e muito, o total de 2.500 pessoas acordado inicialmente entre a UNESCO e o governo peruano. Em 2014, cerca de 1.4 milhão de turistas visitaram a cidade perdida dos Incas. Em julho de 2016, turistas que pernoitavam ilegalmente em Machu Picchu causaram sérios danos aos monumentos, após fazerem fogueiras e picharem os históricos muros de pedras.

visitantes em Machu PicchuCom o objetivo de preservar esse incrível patrimônio da humanidade, o Perú vem tomando algumas medidas e investindo para lidar com a superlotação. Em 2015 foi anunciado o Plano de Reconceituação 2015-2019 de Machu Picchu, com um investimento de £ 28.5 milhões de libras, que vai incluir mudanças como a inauguração de um novo centro de visitantes mais amplo fora da cidadela, instalação de câmeras e contratação de guias certificados e seguranças. A área de visitação será ampliada em 100 hectares para dispersar o fluxo de visitação e está prevista a construção de banheiros.

Veja: áreas naturais do Peru recebem 1.8 milhão de visitantes em 2016

visitar Machu Picchu

Foto: Viajar Verde

Mas o que muda diretamente para você ao visitar Machu Picchu?
  1. Tickets para manhã ou tarde – a partir de janeiro de 2018, os ingressos serão vendidos para o turno da manhã (das 8h às 12h) ou da tarde (das 12h às 17h30). Haverá uma opção de comprar os dois tickets (talvez a um preço especial) para quem quiser passar o dia inteiro nas ruínas.
  2. Entrada somente com guia credenciado – por enquanto você pode entrar em Machu Picchu sozinho, o que não é uma boa ideia, já que os guias podem te contar histórias, detalhes e sutilezas que nenhum guia de viagem irá contar sobre o santuário e sobre os incas. Muitos deles, inclusive, são incas também, e sabem coisas incríveis sobre a cultura do povo. Em breve, qualquer turista só poderá visitar Machu Picchu com um guia credenciado. A proposta é que grupos de 100 visitantes entrem a cada 10 minutos, para organizar o fluxo.
  3. Nova bilheteria – agora no início de maio o governo inaugurou uma nova bilheteria oficial no centro de Cusco. Com ela, a cidade passa a ter dois pontos para adquirir ingressos para visitar Machu Picchu.
Machu Picchu

Foto: Viajar Verde

Como comprar entrada para visitar Machu Picchu:

Como a procura está cada vez maior e a visitação mais restrita, eu recomendo que você compre seu ingresso para Machu Picchu o quanto antes, para garantir que consiga visitar a cidadela no dia programado.

Se você não estiver indo com agência e quiser comprar da maneira mais econômica possível, o site oficial do governo para a compra dos ingressos é http://www.machupicchu.gob.pe/. Muitas vezes ele não entra. Minha dica é: insista, tente com navegadores diferentes, em dias diferentes. Foi assim que consegui o meu.

Se você preferir deixar para comprar seu ingresso em Cusco, abaixo está o mapa com a direção para as duas bilheterias oficiais localizadas bem no centro da cidade. É melhor comprar nelas do que nas várias agências espalhadas pela cidade.

Bilheterias em Cusco – confira no mapa

visitar Machu Picchu

Como chegar em Machu Picchu:

Se você não vai se aventurar pela famosa Trilha Inca, seu roteiro será então de trem, a partir de Cusco, Urubamba ou Ollantaytambo até o povoado de Águas Calientes, de onde partem os ônibus com destino a Machu Picchu. Se você está em Cusco, terá que tomar um táxi até a estação de Poroy, que está a cerca de 25 minutos.

As duas empresas que fazem o trajeto são a Peru Rail e a Inca Rail. A Peru Rail tem mais opções de horários e 3 tipos diferentes de trens, do mais simples, o Expedition, ao luxuoso Belmond Hiram Bingham. Você pode orçar e até comprar previamente pelo site de cada uma delas.

visitar Machu Picchu

Foto: Viajar Verde

Ao chegar em Águas Calientes (onde você tem hotéis para pernoitar e minha dica é, se possível passe uma noite no povoado!) você precisa pegar um ônibus que leva até a entrada de Machu Picchu. Da estação de trem até o ponto onde os ônibus estão parados é uma curta caminhada, de 3 minutos. Novamente eu indico que você compre previamente seu ticket no site da Consettur: https://www.consettur.com/. Você pode comprar a ida e a volta e retornar no horário que quiser.

Onde ficar em Águas Calientes: uma noite no Inkaterra Machu Picchu Hotel

Onde ficar em Cusco: Eco Inn Hotel Cusco

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.