Viajante Culinário

Comida justa e sustentável na Junta Local

Uma comunidade que reúne fãs e produtores da comida justa, local e sustentável. Essa é a proposta da Junta Local, uma rede de amantes da cozinha de qualidade, no Rio de Janeiro, que tem ganhado cada vez mais adeptos dos dois lados: dos que fazem e dos que comem. Todos os meses, apaixonados por produtos artesanais, orgânicos e de sabor, conscientes da importância do pequeno produtor local, reúnem-se para vender e comprar os resultados de cuidadosas produções em uma feirinha itinerante que reserva novas supresas a cada edição.

É a oportunidade de encontrar produtos frescos, de origem conhecida e garantida e ainda ajudar a economia local, comprando com produtores artesanais, pequenos agricultores rurais e urbanos e cozinheiros de mão cheia. São produtos como os leites vegetais do Purifica, os kombuchas do K Probióticos Artesanais, os queijos de cabra do Capril do Bosque, as morcelas da Charcutaria Pasqualette, ou os ceviches deliciosamente peruanos do Ceviche RJ. Além das cervejas artesanais Three Monkeys e Hocus Pocus.

Há opções para todos os gostos, desejos e paladares, dos saudáveis aos fanáticos por doces, e a vantagem de ser recebido sempre com sorrisos e informações sobre os produtos. “Conhecer quem produz o que você põe no prato é uma forma de aproximação. Só há aproximação com transparência e confiança. Ou seja, é preciso chegar junto”, propõe a Junta Local. E, de fato, os produtores estão sempre dispostos a explicar a procedência e a história dos produtos. Portanto, reserve um bom tempo do seu dia, não só para degustar, mas também para conversar!

Além das feiras, é possível comprar pela internet na Sacola Virtual e fazer a retirada normalmente às quintas-feiras, em Botafogo.

Próxima Junta Local:
20 de março
Local: Comuna – Rua Sorocaba, 585 – Botafogo – Rio de Janeiro
Hora: de 10h às 17h
Evento: https://www.facebook.com/events/1078014948906760/

Acompanhe nosso tour pela última Junta Local:

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.