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Carta aberta em defesa do turismo

Foto: Viajar Verde

Entidades do turismo reunidas divulgaram hoje uma carta aberta em defesa do turismo nacional demandando mais atenção do Governo ao setor e medidas imediatas diante da situação atual e do potencial turístico do país. Confira a carta:

Carta aberta em defesa do turismo

No momento em que o Brasil amarga o mais alto índice de desemprego desde 2012 e sofre com uma das maiores crises econômicas do País, é hora de finalmente corrigir a negligência histórica com o turismo. As entidades representativas de classe têm uma série de medidas já demandadas para o governo no sentido de destravar os gargalos que há tempos impedem o desenvolvimento do setor de viagens.

Medidas simples que dependem apenas de vontade política e têm grande impacto no setor. A mídia tem veiculado que o governo federal pretende recuar e não mais isentar o visto para turistas de países estratégicos como os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Trata-se de um pleito antigo do mercado que, de acordo com projeções do Ministério do Turismo, pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional.

As entidades representativas de classe do turismo vêm, por meio desta carta aberta, defender não apenas a dispensa de visto para países estratégicos como ocorreu na Olimpíada com um impacto extremamente positivo, como também a elaboração de um pacote mais amplo que inclua de uma vez por todas o turismo na agenda estratégica e econômica do governo.

Já está disponível uma série de estudos e documentos que apontam com clareza quais os gargalos da atividade no País. O turismo no Brasil precisa ultrapassar a marca de seis milhões de visitantes estrangeiros, enquanto mais de 1,2 bilhão de viagens são realizadas no planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Assinam a Carta Aberta:  

  1. CETUR – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
  2. ABAV NACIONAL – Associação Brasileira das Agências de Viagem
  3. ABEAR – Associação Brasileira de Empresas Aéreas
  4. ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
  5. ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
  6. ABIH NACIONAL – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
  7. ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
  8. ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais
  9. ABR – Associação Brasileira de Resorts – Resorts Brasil
  10. ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras
  11. ABRASEL NACIONAL -Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  12. ABRASTUR -Associação Brasileira de Turismo Social
  13. ABRATURR – Associação Brasileira de Turismo Rural
  14. ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
  15. CLIA BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
  16. ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas
  17. ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento
  18. BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
  19. BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
  20. CBC&VB – Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux
  21. FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
  22. FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
  23. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil
  24. UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
  25. UNEDESTINOS – União Nacional dos Convention & Visitors Bureaux e Entidades de Destinos
  26. ABAV SP – Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo
  27. AVIESP – Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo
  28. AVIRP – Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região
  29. CVC – Agência de viagens – presidente do Conselho de Administração da CVC, Guilherme Paulus, que é conselheiro consultivo do Cetur/CNC)

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

2 Comments

  • Para mim, o turismo além de promover as cidades turísticas ainda promove a economia nos tempos difíceis, o apoio dos governantes é fundamental para que isso aconteça!

    • Exatamente Jussara! Vamos torcer para que eles também percebam isso!