Viajante Comunitário

Literatura e comunidades inspiram caminhada pelo sertão mineiro

A obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é a inspiração para um grupo de caminhantes que irá percorrer a pé 178 km do sertão mineiro, no próximo mês de julho. E você está convidado. Em sua 4a edição, a jornada socio-eco-literaria “O Caminho do Sertão – de Sagarana ao Grande Sertão Veredas” vai promover um mergulho de oito dias na rica região do cerrado de Minas Gerais, que atualmente vive questões como a crise hídrica ou a ostensiva expansão agropecuária.

Percorrendo parte do percurso retratado em Grande Sertão: Veredas, no norte e noroeste de Minas Gerais, os participantes terão a oportunidade de conhecer culturas, comunidades tradicionais, povoados, assentamentos de reforma agrária e grandes fazendas do agronegócio; saberes e fazeres dos habitantes locais; histórias do povo sertanejo; refletir sobre a crise hídrica; e fazer uma jornada existencial.

As inscrições para a caminhada estão abertas até o dia 30 de abril. Interessados devem ler e preencher o edi-TAO de participação, explicando o porquê do envolvimento com o tema. Cinquenta candidatos serão selecionados. A caminhada acontece entre 8 e 16 de julho.

Foto: Lidyane PoncianoA jornada pelo sertão mineiro, que nas três primeiras edições (2014, 2015 e 2016) fez um apelo para a questão socioambiental com o mote “Pelo cerrado e suas Culturas, de pé!”, nesta edição agrega ainda outro tema: os 120 anos do massacre de Canudos e a reflexão sobre as trajetórias ou caminhos populares interrompidos ao longo da história republicana do país.

O roteiro parte do distrito de Sagarana, no município de Arinos-MG, para chegar à cidade de Chapada Gaúcha. Em Sagarana, primeiro assentamento de reforma agrária da região, implantado na década de 1970, está situada a Reserva Biológica de Sagarana, onde ocorre periodicamente o Festival “Sagarana: Feito Rosa para o Sertão”. Não distante dali está Chapada Gaúcha, cidade sede do Parque Nacional do Grande Sertão Veredas e onde ocorre todo mês de julho o “Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas”.

Estão ainda no caminho o rio Urucuia (rio do amor), o Ribeirão de Areia, o Vão dos Buracos e o Liso do Sussuarão, suposto deserto do Grande Sertão: Veredas, percorridos pelo protagonista Riobaldo e seu bando.

Mais informações: Inscrições abertas para o Caminho do Sertão 2017

Evento: O Caminho do Sertão 2017 – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas
Data de realização: de 08 a 16 de julho de 2017
Inscrições: até o dia 30 de abril
Informações: caminhodosertao@gmail.com

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.