Viajante Comunitário

Expedição da Caminhada dos Umbuzeiros recebe inscrições

Caminhada dos Umbuzeiros
Foto: Divulgação
Escrito por Ana Duék

Um percurso de 55 km entre Uauá e Canudos Velho, no sertão baiano, é o cenário para a IV Expedição da Caminhada dos Umbuzeiros, que acontece de 2 a 4 de março. Os interessados em participar da inspiradora expedição, batizada de “O vaza-Barris sedento no caminho das árvores que dão de beber”, já podem se inscrever preenchendo o formulário online, disponibilizado a partir do edital, e também enviando uma Carta de Inspiração, com um breve relato de suas inquietações e urgências para participar da vivência.

Foto: Divulgação

Quarenta pessoas serão escolhidas para percorrer os caminhos históricos que foram um dia percorridos pelos conselheiristas. A caminhada aproveita o contexto e o cenário de uma região fortemente marcada por diferenças sociais, confrontos, questões religiosas e pela cultura sertaneja para trazer a vivência e o debate de conteúdos históricos, culturais e ambientais a partir da imersão no sertão baiano.

Busca também ressaltar a relevância da cultura do umbu, da convivência com o semiárido e da preservação da fauna e flora nativas para a comunidade sertaneja; reverenciar guerreiros e guerreiras de Canudos que em Uauá barraram a primeira expedição dos militares no período da guerra; realçar as manifestações culturais populares genuinamente sertanejas de Uauá e Canudos; promover intercâmbio cultural com a comunidade que habita o trajeto da Caminhada dos Umbuzeiros; e inserir os habitantes do caminho na construção e realização de uma atividade que reconhece e valoriza a sua identidade e manifestações.

A Caminhada dos Umbuzeiros acontece durante o alto da safra do umbu, na lua cheia, e se estende desde Uauá, atravessando os povoados e fazendas de São Bento, Faz. Maria Preta, Faz. Barra do Cágados, Faz. Cocobocó, Faz. Algodões, Faz. Barra da Fortuna até o município de Canudos, onde são percorridas as fazendas de Coiqui, Caipã e o povoado de Canudos Velho.

O chamamento está aberto até o dia 25 de dezembro de 2017.

Mais informações em: http://bit.ly/2BgzRVahttp://bit.ly/2p85oaf

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.