Viajante Radical Destino Internacional

aventuras Rio Ganges
Foto: Viajar Verde | Ana Duék
Escrito por Ana Duék

Eu sempre tive a imagem do Rio Ganges, o mais sagrado da Índia, com uma água meio marrom, repleto de pessoas se banhando. Nunca imaginei que um dia eu estaria voando em uma tirolesa sobre um rio de águas azul-claras e muito menos fazendo rafting dentro dele! Mas foi assim que aconteceu na minha ida ao país para o Adventure Next India. Junto com a Snow Leopard Adventures, eu descobri que os indianos, como nós, também amam uma atividade radical e que, aos pés dos Himalaias, as águas do Rio Ganges são translúcidas e cenário de deliciosas aventuras de rafting e caiaque!

Já contei aqui sobre minha incrível experiência com safáris, em Madhya Pradesh, na Índia. Agora as aventuras acontecem em outro estado, em Uttarakhand, quase fronteira com a China e o Nepal. As montanhas da cordilheira dos Himalaias abrigam diversas cidadezinhas e vilas. Uma delas é Shivpuri, a alguns minutos de carro da cidade sagrada de Rishikesh, e lugar onde fica instalado o Panther Adventure Resort, o camping de luxo da Snow Leopard, que nos hospedou por 3 dias.

Nossas tendas no Camp Panther, em Shivpuri. Foto: Snow Leopard Adventures

Mesmo ainda na parte de baixo das montanhas, o frio em dezembro à noite por lá já alcançava os 8 graus. O suficiente para dormirmos encasacados, com cobertores, bolsas de água quente e calefação. Com 37 barracas e 8 cabanas, todas com camas e banheiro privativo, o Panther Adventure Resort fica em meio a uma área verde, bem pertinho do Ganges, e é a base para todas as atividades. Além de hospitalidade e comida incríveis, eles oferecem aos hóspedes a oportunidade de fazer rafting, caiaque, tirolesa, yoga e várias opções de caminhadas. Para os aventureiros, um prato cheio!

aventuras Rio Ganges

Piscina do Camp Panther | Foto: Ana Duék

Para chegar ao camping é preciso fazer um voo de menos de uma hora de Delhi a Dehradun, capital de Uttarakhand. E depois encarar mais uma horinha e meia de estrada. Fácil! O traslado pode ser combinado direto com a Snow Leopard. Vale à pena. Foi demais para completar nossa experiência de natureza e aventura na Índia!

Caminhada / hiking:

Fizemos nossa caminhada logo no dia em que chegamos, no fim da tarde, depois de uma noite prévia quase sem dormir. Claro que optamos pelo nível fácil. Mas os guias deixaram claro que a região tem opções de hiking para todos os níveis!

Caminhamos por cerca de 2 horas perto de uma pequeníssima vila da região. Foi uma oportunidade linda de ver como vivem, praticamente em autossuficiência, algumas famílias locais. Fomos recebidos com curiosidade e carinho. A mesma curiosidade que nós tínhamos para com eles. As crianças são sempre as mais intrigadas e sorridentes, felizes de ver uma novidade por ali! Os campos de mostarda deixavam a vila toda colorida de amarelo, mas as famílias também plantavam todo tipo de verdura e legume. As vacas e cabras são responsáveis por doar o leite, lembrando que hindus não comem carne de vaca, mas comem cabra e cordeiro.

Foto: Ana Duék

No fim da nossa caminhada, fomos recebidos com chá e biscoito pela equipe do hotel em um cenário lindo na beira do rio, com direito a pôr do sol! Aliás, uma pequena sugestão: não saia da Índia sem provar um Masala chai (chá típico do país à base de especiarias)!

Yoga à beira do Rio Ganges:

No dia seguinte, de manhã cedo, fomos convidados para uma aula de yoga na prainha, nas margens do Rio Ganges. Minha primeira aula de yoga na vida e uma experiência única! Posso dizer que senti meus músculos doendo pelos próximos dias, mas tudo tem sua compensação! Deu pra sentir realmente as boas energias entrando. Aquela região toda tem um “quê” de mágica e sagrada, repleta de ashrams e templos hindus. Um deles é o ashram onde se os Beatles ficaram para uma temporada de reflexão e meditação – mas esse precisou ficar para a próxima. 😥

Tirolesa:

Depois de energizados, seguimos para uma aventura de tirolesa! A tirolesa, com 400m, cruza por cima do Rio Ganges, a uma altura de 70 metros, e nos leva ao outro lado, onde só é possível chegar de barco ou pelo ar! Lá fica instalado o Camp Leopard Heights, também da Snow Leopard, que funciona somente de outubro a abril, fora do período das monções. Antes de nos jogarmos na tirolesa, recebemos uma explicação completa com direito a treino em uma tirolesa pequenininha. Acho que foi o que ajudou a espantar o medo! Sentir o vento no rosto e olhar o Ganges de cima foi com certeza uma das minhas top experiências na Índia!

A tirolesa da Flying Fox Adventures fica praticamente dentro do camping | Foto: Ana Duék

Parque Nacional Rajaji:

Nossas aventuras nesse dia não pararam por aí. À tarde, sentamos novamente em um Jipe para mais um safári (e não é que eu já estava com saudades!). Fomos até o Parque Nacional Rajaji, que fica a cerca de uma hora de distância do camping. Desta vez nossa expectativa era avistar um elefante selvagem, já que mais de 500 vivem por lá. Infelizmente, tivemos que nos contentar com os domesticados, usados para patrulha do parque. E esses, eu tenho minhas dúvidas se gosto do jeito que são tratados…

Não fomos tão sortudos na observação de animais, mas as paisagens do parque são incríveis e bem diferentes das de Madhya Pradesh, com áreas mais planas e abertas. Por lá vivem cerca de 400 espécies de aves e nós pudemos observar algumas delas. De uma torre de observação, conseguimos avistar também uma mamãe cervo com seu filhote. Também foi a oportunidade de rever javalis, veados sambar e macacos langures.

Rafting no Rio Ganges:

Terminamos nossa aventura em Uttarakhand com a Snow Leopard Adventures com um divertido rafting pelo rio Ganges, com direito nadar um pouquinho pelas águas geladas. A atividade é a mais tradicional da região de Rishikesh, com vários operadores pela estrada oferecendo o passeio. Certifique-se que você escolheu um operador credenciado e seguro! A equipe da Snow Leopard nos preparou com um treinamento rápido para o pior. Eu já estava quase desistindo das gigantes corredeiras do Ganges com tantas possibilidades de risco! Mas era apenas prevenção. Pegamos corredeiras de níveis 1, 2 e 3 no máximo (os mais fáceis), e curtimos muito a aventura!

Nosso passeio da tarde foi pela incrível e sagrada cidade de Rishikesh. Mas isso eu conto no próximo post!

Foto: Snow Leopard Adventures

Viajei a Shivpuri a convite da Adventure Travel Trade Association e da Snow Leopard Adventures

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Viator

🎒Malas, mochilas e equipamentos de viagem: Amazon

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?