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TripAdvisor não vai mais vender atrações que exploram animais silvestres

Em uma iniciativa significativa para o turismo mundial, o TripAdvisor®, maior site mundial de planejamento e reservas de viagens, anunciou que vai parar de vender ingressos para atrações que exploram animais silvestres de forma inadequada. Centenas de atrações onde turistas entram em contato físico com animais selvagens ou em perigo não estarão mais disponíveis para reservas no TripAdvisor ou no Viator, site de vendas de experiências e roteiros.

A decisão vem menos de seis meses depois de a Proteção Animal Mundial lançar uma petição que pedia que o site parasse de incentivar e lucrar com atrativos que abusam de animais silvestres ao invés de protegê-los. Mais de 558 mil pessoas no mundo todo assinaram a petição. “Parabenizamos o TripAdvisor por dar esse importante passo pelo fim da indústria de entretenimento cruel com animais silvestres”, disse Steve McIvor, CEO da Proteção Animal Mundial.

Foto: ViatorO TripAdvisor informou que encerrará a venda de ingressos para experiências onde turistas entram em contato físico com animais selvagens em cativeiro ou espécies ameaçadas, englobando mas não limitado a passeios que incluem montar em elefantes, acariciar tigres e nadar com golfinhos. Algumas atrações que exploram animais deixarão de ser vendidas imediatamente e outras terão mudanças na política de reservas.

A empresa se comprometeu também em lançar, até o início de 2017, um portal educativo para ajudar a informar viajantes sobre os padrões de cuidado com espécies selvagens, em perigo ou em cativeiro, e seus impactos na conservação animal. O portal educativo será linkado em cada atração animal listada no TripAdvisor e indicará sites e informações sobre práticas de preservação animal, ajudando viajantes a escrever avaliações mais embasadas sobre suas experiências, e a estar cientes de opiniões sobre as implicações de conservação e benefícios de alguns atrativos turísticos. A TripAdvisor acredita que avaliações melhores irão ajudar os viajantes a tomarem decisões informadas sobre reservas e melhorar os padrões de cuidado animal no turismo global.

O conteúdo no portal educativo do TripAdvisor oferecerá numerosos pontos de vista de especialistas nas áreas de turismo sustentável, bem-estar animal e ciências zoológica e marítima. Entre os parceiros iniciais estão organizações como Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos, Asian Elephant Support, ABTA (Associação Britânica de Agentes de Viagens), Global Wildlife Conservation, PATA (Pacific Asian Travel Association), PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), Sustainable Travel International, Think Elephants Internacional, The Travel Corporation, TreadRight Foundation e WAP (World Animal Protection), além de líderes acadêmicos da instituição Oxford University’s Wildlife Conservation Research Unit (WildCRU), ligada à universidade britânica.

“A nova política de reservas e a iniciativa educacional do TripAdvisor é destinada a cumprir nossa parte em ajudar a melhorar os padrões de saúde e segurança animal, especialmente em mercados com proteções regulamentas limitadas”, afirma Stephen Kaufer, CEO e co-fundador do TripAdvisor. “Ao mesmo tempo, queremos celebrar aqueles destinos e atrações que são líderes em cuidado animal e aqueles na indústria do turismo que ajudam a disseminar a causa da proteção animal e conservação e preservação das espécies ameaçadas. Nós gostaríamos de agradecer as dezenas de grupos do setor, acadêmicos e organizações não governamentais que nos ajudaram a desenhar nosso caminho para o futuro como empresa.”

A Proteção Animal Mundial lembra que o TripAdvisor deixará de vender apenas ingressos para atrações que permitem contato físico com animais em cativeiro ou espécies ameaçadas de extinção. “Esperamos que seja apenas uma questão de tempo até que o TripAdvisor perceba que é preciso acabar com a venda de ingressos para atrações cruéis com a vida silvestre, como é o caso da SeaWorld, onde os animais enfrentam uma vida inteira de abuso e de treinamentos muito estressantes. Até lá, vamos oferecer a melhor orientação possível no site da TripAdvisor para afastar as pessoas de atrações cruéis como essas”, destacou Steve McIvor.

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Proteção Animal Mundial pede que TripAdvisor pare de promover atrações que exploram animais

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?