Viajante Urbano

Águas termais do Mabu Thermas Grand Resort ganham cuidados especiais

Foto: Mabu Thermas Resort

Localizado sobre a maior fonte de águas termais, cristalinas e correntes do planeta, o Aquífero Guarani – principal reserva subterrânea de águas do mundo, o Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR), faz questão de investir em práticas de sustentabilidade para preservar seu entorno. O resort utiliza o aquífero especificamente para balneabilidade em suas piscinas e praia termal. Nas piscinas, a água termal se renova a cada quatro horas, enquanto na praia termal a renovação acontece a cada cinco horas. Em ambas as atrações a água é corrente e sempre com temperatura média de 36ºC.

A infraestrutura para a utilização do aquífero segue os princípios da Política de Gestão de Sustentabilidade da Rede Mabu, fato que, juntamente com outras ações, possibilitou ao Mabu Thermas, em 2012, ser o primeiro resort do Brasil a conquistar a certificação em sustentabilidade, conforme a norma NBR 15401 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ao utilizar águas naturalmente aquecidas outros benefícios são gerados, como a não utilização (queima) de material combustível para aquecimento, protegendo o meio ambiente; a não utilização de produtos químicos para tratamento da água, nas piscinas e praia termal; zero consumo de energia, pois não há motor, bombas de filtros, recirculação e aspiração; e zero consumo de energia para climatização da piscina coberta, pois a evaporação constante da água termal corrente provoca o aquecimento natural. “Além disso, as águas termais são cerca de cem vezes mais abundantes que as superficiais, constituindo uma importante reserva. Podemos dizer que as piscinas e praia termal do Mabu Thermas são diferenciais importantes nas questões econômicas, ambientais e de saúde”,  ressalta o gerente de engenharia do resort Edson Tsuzaki.

As águas termais do Mabu também serão o destaque do My Mabu e do Blue Park, novos empreendimentos do grupo, que ficarão alocados no espaço do complexo Mabu Thermas Grand Resort. Agora, hóspedes e visitantes poderão desfrutar de mais de 11 mil m² de muito lazer e diversão. Além disso, o projeto do My Mabu oferece mais um atrativo turístico à região, já que com o novo empreendimento Foz do Iguaçu (PR) vai passar a figurar entre as três cidades com maiores praias termais do mundo.

Foto: Mabu Thermas Resort

Um pouco sobre o Mabu Thermas Grand Resort

O Mabu Thermas Grand Resort oferece completa estrutura de lazer, eventos e gastronomia. Um dos diferenciais da área de lazer é o Sítio do Picapau Amarelo, para os pequenos hóspedes que conta com a presença dos famosos personagens criados por Monteiro Lobato e que proporcionam momentos inesquecíveis de brincadeiras e atividades. Consulte calendário no site. Destaca-se como uma das principais opções de lazer do resort, a praia termal, que reproduz ao máximo a característica paisagística de uma região praiana, com a exclusividade de oferecer também o conforto e relaxamento das águas termais. O centro de eventos, do Mabu Thermas Grand Resort, oferece 10 mil m² de áreas planejadas, moduláveis e climatizadas – o que permite receber grandes acontecimentos nacionais e internacionais – com capacidade para mais de cinco mil pessoas.

O hotel é o primeiro resort do Brasil certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. Com novas auditorias, realizada em 2013, em 2014 e em 2015, o resort garantiu a recertificação e o selo de sustentabilidade. O Mabu Thermas Grand Resort é um dos quatro empreendimentos da Rede Mabu Hotéis & Resorts, formada, ainda, pelos hotéis: Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba eMabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu.
Mabu Thermas Grand Resort
Endereço: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)
Telefone: 45 3521 2000
Site: www.hoteismabu.com.br
Twitter:twitter.com/hoteismabu
Facebook: www.facebook.com/hoteismabu
Instagram:  https://www.instagram.com/hoteismabu/

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.