Viajante Urbano

Aeroporto de Oslo inaugura o terminal mais verde do mundo

Aeroporto de Oslo
Foto: Dezeen

O aeroporto de Oslo, na capital da Noruega, acaba de inaugurar o terminal aéreo mais verde e sustentável do mundo, que combina desenho inovador com estratégias de eficiência energética e sistemas de reaproveitamento de energia no local.

A expansão de 115.000 metros quadrados no aeroporto de Oslo custou € 1.7 bilhões. Foi desenhada pela empresa Nordic-Office of Architecture, ampliou a capacidade para 30 milhões de passageiros e estabeleceu novos padrões para o design sustentável. Ele é o primeiro aeroporto a alcançar a avaliação excelente de sustentabilidade do BREEAM – principal método de avaliação ambiental e sistema de classificação para edifícios do mundo.

Aeroporto de Oslo

Foto: Avinor

O terminal usa um reservatório de neve coletada durante os meses de inverno para refrescar o edifício durante os meses de verão. O uso de materiais naturais, recicláveis ou eco friendly, como o concreto misturado com cinzas vulcânicas, possibilitou a redução estimada de 35% em emissões de CO2.

O gasto de energia no novo terminal do aeroporto de Oslo também foi reduzido em 50% em comparação ao antigo terminal. A estação de trem, que fica dentro do aeroporto, também está sendo ampliada e desenvolvida, para permitir que 70% de todos os passageiros cheguem ao aeroporto de Oslo em transporte público.

Com informações do Climate Action Programme

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.