Viajante Cultural

6 mosteiros sagrados que você precisa visitar

mosteiros
O surpreendente complexo de mosteiros de Meteora, na Grécia | Foto: Mike Reyfman

Não é preciso ser crente ou religioso para visitar lugares sagrados. Igrejas, abadias, mosteiros e templos surpreendentes estão espalhados pelo mundo todo, fazem parte da história, cultura e tradições de muitos povos e estão integrados a muitos roteiros de turismo. Mas esses seis mosteiros abaixo são realmente incríveis. Ficam em lugares mais isolados, mas, sem dúvida, merecem a sua visita! Que tal programar um passeio?

6 mosteiros sagrados que você precisa visitar:

Mosteiro Seda, China – a maior escola de monges budistas tibetanos do mundo está localizada em Ganzi, na província de Sichuan, na China. As milhares de pequenas casas dentro do mosteiro criam uma paisagem surpreendente. Frequentemente perseguidos pelo governo comunista, 3,5 mil pessoas da cidade espiritual do Tibet foram desalojadas em março de 2017. O objetivo do governo é desalojar 5 mil pessoas para reduzir o tamanho da academia.

monastérios

Foto: Tibetpedia

Sacra di San Michele, Itália – essa abadia, localizada no Piemonte, há 45 minutos de Turim, foi a grande inspiração de Umberto Eco para o consagrado livro ‘O Nome da Rosa’. O mosteiro, construído entre 983 e 987 d.c. se destaca solitário sobre o Monte Pirchiriano e exala beleza e ares de mistério. Inicialmente, ele foi um mosteiro beneditino por 600 anos e, depois de passar 200 anos abandonado, passou para os cuidados de Padres Rosminianos. Ela pode ser visitada de domingo à sexta: http://www.sacradisanmichele.com/

Sacra di San Michele

Foto: Wikipedia

Veja mais: 15 incríveis castelos da Grã-Bretanha

Mosteiro de Santa Catarina, Egito – ao pés do Monte Sinai fica o mosteiro ortodoxo grego de Santa Catarina, construído entre 548 e 565 d.c. É um dos mais antigos do mundo e possui a biblioteca mais rica, depois da Vaticana, por causa do número e do valor de seus manuscritos. Diz a tradição que o altar da capela bizantina em seu interior foi construído sobre as raízes da sarça ardente. A pequena cidade de Santa Catarina, com piscinas e hotéis, cresceu ao seu redor.

mosteiros

Foto: Wikipedia

Mosteiros de Meteora, Grécia – estes incríveis mosteiros suspensos localizados no noroeste da Tessália, a 350 km de Atenas, na Grécia, são lugares especiais. O primeiro deles deu nome aos mais de vinte que vieram em seguida – “meteoros”, que em grego significa “suspenso no ar”. Hoje apenas 6 sobreviveram. O cenário do complexo de mosteiros inspirou a Casa Arryn do Ninho da Águia, em Game of Thrones.

mosteiros

Foto: Mike Reyfman

Mosteiro do Monte Saint Michel, França – reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Monte Saint-Michel é uma ilhota rochosa localizada no rio Couesnon, situado em uma baía do canal da Mancha, entre a Bretanha e a Normandia, a 360 quilômetros de Paris. Nele foi construído um mosteiro fortificado, que hoje está cercado por lojas, restaurantes, museus e até mesmo opções de alojamento.

mosteiros

Mont Saint Michel | Foto: Wikipedia

Mosteiro Paro Taktsang, Butão – um dos mais famosos mosteiros do Butão, foi construído em um penhasco, na boca de uma caverna, onde o santo budista Guru Padmasambhava costumava meditar. Ele está localizado a 3.120 metros de altitude e, apesar de ter vida ativa com monges morando, tem 7 templos abertos para visitação. É possível subir a pé ou então em uma mula.

mosteiro

Foto: Wikipedia

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.