Viajante Radical

4 incríveis roteiros de cicloturismo pelo mundo

Foto: Ybytu | Annecy Tourist Office

O cicloturismo está crescendo no mundo inteiro com novas rotas e cada vez mais adeptos. Em 2012, um estudo da EuroVelo já estimava mais de 2.2 bilhões de viagens de cicloturismo ao ano. Muita gente tem descoberto que, muito além da aventura, viajar de bicicleta é a oportunidade de descobrir o mundo com um novo olhar e incríveis experiências.

Conversamos com a operadora Ybytu – viaje de bicicleta, especializada em roteiros de cicloturismo pelo Brasil e pelo mundo, que indica quatro roteiros surpreendentes em países diferentes. Confira:

Amsterdã e sul da Holanda – Bike & Boat – no país onde 99% da população pedala e mais de 20 mil km de ciclovias estão à disposição, fazer uma viagem de bicicleta é mergulhar na cultura local e descobrir as belezas do interior da Holanda. Esse roteiro de 8 dias, que começa e termina na capital, Amsterdã, inclui trajetos navegados, no mesmo barco onde você passará as noites. Além de pedalar pelo litoral sul da Holanda, você poderá conhecer cidades charmosas como Haarlem, Delft, The Hague, Gouda e Uithoorn e ainda visitar museus, igrejas, moinhos e palácios.

Duração: 8 dias | Distância total: 232 km
Nível: 2 – ideal para quem pedala com pouca frequência e não tem muita experiência
Em grupo, com guia
Saiba mais: http://www.ybytu.tur.br/interna.php?id=7

Foto: Ybytu

Caminho do Sol – São Paulo – cercado por áreas rurais e natureza, o Caminho do Sol foi criado em 2002 com inspiração no Caminho de Santiago. Ele está voltado para a introspecção, o desapego material, reflexão, além do esporte e lazer. As acomodações, muito simples, são, em sua maioria, mantidas por voluntários. Embora a rota do Caminho do Sol leve de Santana do Parnaíba a Águas de São Pedro (224 km), a proposta do roteiro é um percurso menor (de 127 km, percorridos em 3 dias), entre Elias Fausto e Águas de São Pedro. (Nível 2 – Ideal para quem pedala com pouca frequência e não tem muita experiência)

Duração: 3 dias | Distância total: 127 km
Nível: 2 – ideal para quem pedala com pouca frequência e não tem muita experiência
Em grupo, com guia
Saiba mais:
 http://www.ybytu.tur.br/interna.php?id=88

Foto: Ybytu

Alpes Franceses – Pedal dos Três Lagos – essa é uma oportunidade incrível para desvendar as cidadezinhas românticas dos alpes franceses, passando por lagos de águas glaciais, picos nevados, comunidades rurais, ruínas e até vinícolas. Não se preocupe que a rota não reserva desafios extremos. Pelo caminho estão as cidades de Gaillard, Aix-les-Bains, Chambery, Albertville e Annecy.

Duração: 6 dias | Distância total: 230 km
Nível: 2 – ideal para quem pedala com pouca frequência e não tem muita experiência
Autoguiado

Foto: Ybytu | Annecy Tourist Office

Toscana – de Pisa a Florença – saindo de Pisa em direção ao interior da Itália, você terá opções de rotas para ir descobrindo os encantos, sabores e história do país. O roteiro é autoguiado, então você pode fazer sua escolha e seguir seu ritmo. Na rota estão um anfiteatro romano do século II, vilas do Renascimento, uma reserva natural que abriga a maior parte alagadiça da Europa e Vinci, a cidade onde nasceu Leonardo da Vinci. Tanto em Pisa quanto em Florença você pode aproveitar mais tempo para explorar as cidades.

Duração: 6 dias | Distância total: 125 km
Nível: 1 – ideal para pessoas com pouca ou mesmo sem experiência em viagens de bicicleta
Autoguiado
Saiba mais: http://www.ybytu.tur.br/interna.php?id=39

Foto: Ybytu

Ybytu – viaje de bicicleta
http://www.ybytu.tur.br/
Tel: (11) 2306-9991 | email: contato@ybytu.tur.br

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.