Mercado

100 milhões de viajantes sustentáveis americanos nos últimos 3 anos

Foto: Unplash | Danka & Peter

Com o objetivo de avaliar as expectativas dos viajantes e sua intenção de buscarem viagens mais comprometidas com a sustentabilidade, a Sustainable Travel International, a Mandala Research e a Destination Better, com patrocínio do Visit California, realizaram a pesquisa “The Sustainable Traveller”, entrevistando 2.292 viajantes de lazer nos Estados Unidos, entre janeiro e fevereiro de 2016. A pesquisa revelou que, nos últimos três anos, 60% dos viajantes americanos, o que representa 105.3 milhões de pessoas, fizeram ao menos uma viagem que envolvia iniciativas ou práticas responsáveis. Esses turistas, considerados pela pesquisa como Viajantes Sustentáveis, gastaram mais (em média U$600 por viagem), tiveram estadias mais longas  (média de 7 dias comparada a 4 dias dos outros) e trouxeram maiores benefícios às comunidades locais, incluindo criação de empregos, doações e voluntariado.

De acordo com a pesquisa, o ‘Viajante Sustentável’ tem propensão para visitar destinos e apoiar as empresas de viagens que contribuem para o bem-estar social, ambiental e econômico das comunidades. Ele gasta 51% mais por viagem, viaja 450% mais vezes internacionalmente e leva em média mais companheiros de viagem que o turista regular. Ainda assim, 65% dos deles são céticos em relação às informações passadas e apenas 27% confiam plenamente no que é dito pelas empresas.

Veja as outras preferências dos viajantes conscientes:
Viajantes Sustentáveis Outros Viajantes de Lazer
práticas de sustentabilidade no destino foram razão-chave para terem escolhido a viagem 28% 4%
práticas de sustentabilidade ajudaram a escolher entre os destinos 25% 4%
   
preferem comprar de empresas que oferecem aos viajantes experiências que refletem o caráter único do lugar 57% 21%
preferem comprar de empresas que compram principalmente de fazendeiros e produtores locais 54% 17%
preferem comprar de empresas que implementam iniciativas para conservação dos recursos naturais 48% 15%
preferem comprar de empresas que reinvestem parte dos lucros nas comunidades 47% 13%

As principais fontes de informação para esses viajantes são o boca a boca (35%), sites de destinos (33%), buscas gerais na internet (30%) e blogs e comentários online (21%). Quando perguntados sobre quem eles acreditam que é o responsável por garantir que as viagens não prejudiquem o meio ambiente, as comunidades e a economia, eles dividiram opiniões e mostraram que acreditam na responsabilidade compartilhada: 64% acreditam que é responsabilidade do governo local; 63% dos viajantes; 54% dos hotéis; 52% do governo nacional; 49% dos restaurantes e 35% das empresas aéreas.

Foto: Destination Better

+ Veja mais:

O que representam as viagens sustentáveis em 2016?
The Role of Sustainability in Travel and Tourism, 2016

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?